Avançar para o conteúdo principal

Porque ninguém lê aquilo que escreve



Muitas vezes vejo empresas a gastar imenso dinheiro e recursos na estratégia de marketing de conteúdos. Depositam grandes esperanças em aumentar o tráfego do site e claro aumentar assim o reconhecimento da marca e vender mais.

Mas, na sua larga maioria as empresas dedicam-se a publicar conteúdo no blog, enviar uma newsletter semanal e “ir” atualizando as redes sociais, tudo isto sem uma estratégia clara e definida, vão fazendo o “que se lembram nessa semana”.

Mas isto, leva a uma dificuldade: Ninguém lê, aquilo que escrevem e quando se investe enormes quantidades de tempo e recursos em marketing de conteúdos, desta forma, não recebe aquilo que pensa merecer. Esta é uma das principais preocupações que partilham comigo e é transversal a muitas empresas.

Ok, mas até aqui nada de novo escrevi e em nada ajudei a melhorar. Então vamos colocar as mãos na massa e fazer pão, que todos queiram comprar.

O Seu Conteúdo tem uma única direção?
Veja este post que estou a escrever, publico neste blog desde 2008 e podia muito bem, ir buscar um artigo mais antigo, dar-lhe “uns pequenos toques” e assim publicava um artigo em 3 minutos, sem pensar no que estava a escrever e podia querer acreditar erradamente: Assim quem me visita pensa que tenho o blog atualizado constantemente.

Mas eu sei que ao estar a ler este post, quer saber coisas novas, está à procura de ideias que nunca as tenha lido. Os leitores deste blog, são pessoas experientes e ocupadas de mais, para estarem a ler “coisas” repetidas, sem sentido, sem acrescentar valor e que justifique os seus 3 a 4 minutos de leitura.

Então deve fazer na sua empresa o que eu penso antes de escrever
1 – O que posso dar de novo aos leitores?
2 – Que conhecimentos ou experiências posso aproveitar para escrever um artigo original?
3 – O que os meus leitores andam à procura?
4 – O que vou escrever é mesmo sobre o meu mercado, ou estou a fugir para outros assuntos?
5 – Pelo sim, pelo não, vou pesquisar sobre o que vou escrever para saber a oferta que existe sobre esse conteúdo.

O meu blog vs Os outros 
Existem blogs sobre tudo e é natural que tem de acompanhar o que de bem já se faz. Deve olhar para os seus concorrentes e analisar o que está acontecendo. Se o seu blog for por exemplo sobre comida ou moda, irá encontrar milhares de blogs, muitos deles já bem estabelecidos e com milhares de visitantes diários, e neste caso, o que faz?

Recomendo que antes de tudo, responda a si próprio
1 – Qual o caminho que pretendo.
2 – Será melhor, em vez de tentar competir, encontrar um sub-tema dentro do tema, me especializar e com isso me diferenciar dos demais?

Sim, irá ser sobre uma tema menor, mas irá oferecer diferenciação sobre esse tema e consequentemente, com o aumento de seguidores, pode ir introduzindo outros.

Resumindo: Marketing de conteúdos não se trata do que gosta, do que lhe vem à cabeça fazer...Originalidade diferenciada.

Boa semana e bons conteúdos...
Paulo Gomes

Também pode gostar
Quando a perda de um cliente se torna em lucro
Chefias de Vendas - Preocupe-se com os seus vendedores
Cliente não compra porque é caro?
Aprender a vender

Mensagens populares deste blogue

eBook - Mercator XXI - Teoria E Pratica Do Marketing

eBook - Mercator XXI - Teoria E Prática Do Marketing  Obra de referência para profissionais e estudantes. Os temas são realmente aplicados à realidade empresarial. Uma obra quase que obrigatória a todos os que querem aprender ou evoluir no seu trabalho ou nos estudos. Download online e pago em PDF ou TXT, em: http://pt.scribd.com/doc/95494881/livro-mercator#scribd Também lhe pode interessar Download gratuito - Livro em PDF - Clique Aqui Quase 40 anos depois, na 12a edição, ele continua a surtir o mesmo efeito - tópicos como marketing holístico, brand equity e marketing experimental prometem fazer com que as pessoas invistam em uma perspectiva mais ampla e integrada do marketing.  É exatamente essa capacidade de antecipar tendências que faz de Administração de marketing o livro de referência da área em todo o mundo. De fato, ao conseguir se manter sempre atualizado, acompanhando as mudanças no mercado e adaptando-se a elas, esta obra exerce uma das p

O que é marketing de massas?

O que é marketing de massas? marketing one-to-one? marketing segmentado? marketing concentrado? Marketing de massas  Consiste em ignorar as diferenças existentes entre os consumidores, direccionando a acção para o conceito de consumidor médio, procurando uma política indiferenciada. Consiste em oferecer o mesmo produto, ao mesmo preço, com a mesma promessa e nos mesmos locais a todos os consumidores. Marketing one-to-one Toma em consideração as particularidades de cada indivíduo que compõe o mercado, direccionando a sua acção para uma actuação por medida. Marketing segmentado Consiste em dividir o mercado num número reduzido de subconjuntos, denominados segmentos, devendo cada segmento ser suficientemente homogéneo a nível de comportamentos, motivações, necessidades, etc. Os segmentos devem ser suficientemente diferentes uns dos outros de forma a justificarem a adoção de políticas de marketing distintas. Marketing concentrado Designa as estratégias de segmen

Valor, satisfação e qualidade

Os consumidores tomam as suas decisões de compra, baseadas nas percepções que fazem do valor dos diversos produtos e serviços disponíveis no mercado. Assim, o valor que o cliente dá ao produto ( consumer value ), deve ser entendido como a diferença entre o valor que o cliente ganha por ter e usar o produto e o custo de o obter. Os consumidores não julgam o valor e o custo dos produtos objectivamente, eles actuam de acordo com o valor percebido . A satisfação do consumidor depende da performance percebida do produto, relativamente à entrega de valor relativo face às expectativas do comprador. (consumidores satisfeitos tendem a repetir a compra e a dizer aos outros a boa experiência que tiveram com o produto). A satisfação do cliente está intimamente ligada à qualidade. Muitas empresas apostam consequentemente numa gestão total de qualidade, desenhando constantemente melhorias na qualidade dos seus produtos, serviços e processos de marketing. A qualidade começa com a nec