Avançar para o conteúdo principal

Aprender a trabalhar em rede

Os vendedores mais produtivos que eu conheço encontram formas eficazes e criativas de fazer o acompanhamento. Claro que não é boa ideia perguntar aos concorrentes quais os métodos que utilizam, mas os seus colegas na empresa podem ter estratégias criativas e não se importarão de as partilhar consigo.

Na próxima reunião de vendas, faça questão de discutir diferentes métodos de acompanhamento. A isto se chama "trabalhar em rede". Embora esteja a "jogar em casa", no seio do seu próprio grupo.

Antes de "gastar" todos os seus cartões de visita que foi juntando em todas as reuniões de negócios ou de os guardar numa pasta "eternamente", analise-os um a um, tome notas sobre o quanto apreciou o contributo da pessoa na reunião ou encontro de negócios. Se tiver sido "o que deve de ser, meticuloso" e tiver escrito uma a duas ideias no verso de cada cartão para se lembrar da conversa que teve, disporá de alguma coisa específica para abordar quando fizer o seu acompanhamento.

Irá ficar surpreendido com a quantidade de pessoas que têm uma reacção positiva a este tipo de acompanhamento. Muitas farão mesmo os possíveis por contactá-lo quando precisarem. Guarde sempre uma cópia de todos os emails e comunicações junto do cartão, por forma a lembrar-se de tudo quando este lhe telefonar.

Organização, método e ser meticuloso, os resultados irão aparecer, mais dia, menos dia...

Mensagens populares deste blogue

Técnicas de Vendas - Cábula de bolso

E m vendas nem sempre nos lembramos do mais básico, para colmatar potenciais esquecimentos ou apenas para fazer um refresh, fica uma cábula para andar sempre consigo no seu bolso. Classificação dos potenciais clientes No primeiro encontro com potenciais clientes, é preciso classificá-los, para determinar se o produto ou serviço que vende é adequado às suas necessidades.Para que tenha sempre presente que os clientes estão sempre em primeiro lugar, decore: 1 - Qual o produto ou serviço que o potencial cliente tem actualmente? 2 - Quais as caracteristicas únicas desse produto ou serviço? 3 - O que eliminaria ou alterava no produto ou serviço que tem? 4 - Quem é o responsável pela decisão final? 5 - Como pode ajudar o potencial cliente a conseguir o seu objectivo? Primeiro encontro com potenciais clientes No primeiro encontro com potenciais clientes ou com qualquer outra pessoa o seu objectivo é tentar criar empatia para que confiem em si. Não é muito dificil e sem segredos

eBook - Mercator XXI - Teoria E Pratica Do Marketing

eBook - Mercator XXI - Teoria E Prática Do Marketing  Obra de referência para profissionais e estudantes. Os temas são realmente aplicados à realidade empresarial. Uma obra quase que obrigatória a todos os que querem aprender ou evoluir no seu trabalho ou nos estudos. Download online e pago em PDF ou TXT, em: http://pt.scribd.com/doc/95494881/livro-mercator#scribd Também lhe pode interessar Download gratuito - Livro em PDF - Clique Aqui Quase 40 anos depois, na 12a edição, ele continua a surtir o mesmo efeito - tópicos como marketing holístico, brand equity e marketing experimental prometem fazer com que as pessoas invistam em uma perspectiva mais ampla e integrada do marketing.  É exatamente essa capacidade de antecipar tendências que faz de Administração de marketing o livro de referência da área em todo o mundo. De fato, ao conseguir se manter sempre atualizado, acompanhando as mudanças no mercado e adaptando-se a elas, esta obra exerce uma das p

Valor, satisfação e qualidade

Os consumidores tomam as suas decisões de compra, baseadas nas percepções que fazem do valor dos diversos produtos e serviços disponíveis no mercado. Assim, o valor que o cliente dá ao produto ( consumer value ), deve ser entendido como a diferença entre o valor que o cliente ganha por ter e usar o produto e o custo de o obter. Os consumidores não julgam o valor e o custo dos produtos objectivamente, eles actuam de acordo com o valor percebido . A satisfação do consumidor depende da performance percebida do produto, relativamente à entrega de valor relativo face às expectativas do comprador. (consumidores satisfeitos tendem a repetir a compra e a dizer aos outros a boa experiência que tiveram com o produto). A satisfação do cliente está intimamente ligada à qualidade. Muitas empresas apostam consequentemente numa gestão total de qualidade, desenhando constantemente melhorias na qualidade dos seus produtos, serviços e processos de marketing. A qualidade começa com a nec