O planeamento estratégico tem uma relação
directa e estreita com o estabelecimento de objectivos estratégicos.
Estes objectivos visam reforçar as competências
centrais da empresa nos factores críticos de sucesso dos negócios, convertem a
visão e a missão em alvos de desempenho específicos e respeitam os valores
organizacionais.
A principal razão para se definir um objectivo
é o que ele fará de si, para o conseguir atingir. O que fará de si é muito mais
valioso do que o valor do objectivo. Por isso os objectivos são tão poderosos.
Definir os nossos objectivos dá-nos a
possibilidade de planear as acções que necessitamos para alcançar tudo o que
queremos na vida.
Desenvolver
Metas S.M.A.R.T.
Objectivos S.M.A.R.T. significam Specific
(específicos), Measurable (mensuráveis), Attainable (atingíveis), Realistic
(realistas), e Time (temporizáveis).
Específico:
Não seja vago. Defina em pormenor, como quem
pinta um quadro ou tira uma fotografia.
Mensurável:
Quantifique o seu objectivo. Como vai saber se
o atingiu ou não?
Atingível:
Seja honesto consigo sobre o que nesta fase da
sua vida acredita que vai conseguir, tendo em conta as suas actuais
responsabilidades.
Realista:
É bom que seja exequível e real.
Temporizáveis:
Indique um intervalo de tempo para cada
objectivo. Quando o vai atingir?
Dúvidas, ajuda ou outros: mktvendas.blogspot@gmail.com
Tags
Artigos MktVendas