Direto ao que realmente importa

7 tecnologias disruptivas em 2018 abordadas por uma Empresa de Desenvolvimento de Software


Há mais de 50 anos atrás não se previa que a tecnologia avançasse da forma que avançou até hoje. Podemos não ter ainda inventado carros voadores ou robôs capazes de realizar todas as tarefas domésticas, mas já estivemos muito mais longe de alcançar esses feitos. Num espaço de 10 anos passámos de ter os primeiros smartphones para autênticos aparelhos capazes de quase tudo o que um computador consegue fazer. A revolução tecnológica teve um enorme impacto inclusive no mundo dos negócios, onde maioritariamente podemos observar que as empresas mais poderosas estão na área da tecnologia.




Surgem cada vez mais novas invenções no mundo da tecnologia e temos de ter uma noção do que nos espera. Foram, portanto, determinadas 7 tendências tecnológicas, abordadas em baixo, por uma empresa de desenvolvimento de software, que para além de serem já uma realidade podem muito bem vir a mudar o mundo:


1. Inteligência Artificial

Consiste no desenvolvimento de um software ou robô virtual que consiga desenvolver as nossas tarefas diárias ou servir de assistência nas mesmas. Um bom exemplo de Inteligência Artificial já existente são os softwares de controlo por voz – Siri (Apple); Alexa (Amazon) –; alguns deles podem conectar-se a eletrodomésticos como o frigorífico, máquina de lavar ou televisão e permitir aos seus utilizadores comandarem-nos através de comandos de voz. 

De momento este tipo de software está cada vez mais a ser otimizado e comercializado, sendo que a Amazon lidera com a Alexa e segue-se da Google. 


2. Blockchain 

Após a Bitcoin ter sido a estrela da comercialização tecnológica e ter gerado um enorme word of mouth, esta nova tendência promete modificar o mundo de forma significativa. Sendo possível a sua utilização a nível de saúde, governamentais, cadeia de fornecimento e tantos outros setores, esta tecnologia é caracterizada como uma das mais disruptivas dos últimos tempos.




3. Analytics

É o que tem feito com que o avanço tecnológico tenha sido cada vez maior ao longo dos anos. Tem tudo a ver com tratamento de dados e informação. A análise de dados tem permitido às empresas reduzir nos custos, melhorar a confiança nos seus sistemas operativos e reforçar a qualidade dos seus produtos e serviços. Também tem sido um fator que ajuda na implementação de estratégias por parte dos diretores das empresas. E uma empresa que saiba dominar esta área terá uma vantagem importante sobre a concorrência. 

4. Segurança Online

Com a utilização cada vez mais crescente da internet e uma maior circulação de dinheiro na mesma, a segurança é algo a ter em conta. Não só a nível pessoal, como também ao nível das grandes empresas, temos assistido nos últimos anos a alguns casos de todo um novo tipo de crime online, aquele a que chamamos de Ransomware. Este é um tipo de software nocivo que faz com que o acesso ao sistema infetado fique restringido para, de seguida, o responsável pelo ataque cobrar um resgate para libertar o sistema. Cada vez se veem mais casos e por essa razão as empresas sentem uma maior necessidade de reforçar a sua segurança online. 


5. Realidade Virtual e Realidade Aumentada

É considerado um dos negócios mais promissores e certamente terá consumidores para tal. A realidade virtual e aumentada são tendências tecnológicas que mudaram completamente o mundo da tecnologia em termos de possibilidades. Existem cada vez mais aplicações que incorporam esta nova tecnologia. Enquanto que a realidade aumentada se trata por exemplo de uma aplicação como um jogo, como é o caso do Pokemon GO; a realidade virtual proporciona uma experiência muito mais imersiva. Com estes dois tipos de realidades as empresas poderão mostrar os seus produtos de maneiras completamente inovadoras.


6. A Internet das Coisas

Através desta tecnologia conseguimos ligar algo físico à internet numa questão de segundos. Funciona à base de algoritmos, sensores e uma conexão de rede que permite agregar os dados necessários para realizar essa mesma função. Um exemplo recente é a loja física da Amazon, onde as pessoas entram, escolhem o que precisam e saem sem ter de esperar em filas. Basicamente, ao entrar na loja, a pessoa regista o seu código da Amazon que possui no seu telemóvel e, ao escolher os produtos que pretende levar, os mesmos são adicionados ao seu carrinho de compras virtual no site da Amazon. Quando termina as suas compras é só sair da loja e os seus gastos ficarão registados na sua conta Amazon.

7. Drones

Existiu uma altura em que o céu era apenas para aviões e helicópteros, atualmente os drones tornaram-se algo habitual. Nos EUA encontram-se três milhões de drones a voar regularmente. As empresas podem aderir a esta tendência e beneficiar da mesma, como é o caso da Amazon que planeia fazer as suas entregas por drones.

←  Anterior Proxima  → Inicio

Sem comentários:

Tradutor

A Mais Lida da Semana

Ter uma Loja Online de Sucesso

Nos dias de hoje existem cada vez mais lojas online. As razões para isso acontecer, todos as sabemos e não vamos estar a falar mais uma v...

Mais Lidos Recentemente

Formulário de Contacto

Nome

Email *

Mensagem *

Google+ Badge

Blogs Portugal

Arquivo

MktVendas. Com tecnologia do Blogger.