Direto ao que realmente importa

3 Competências fundamentais num profissional de vendas

Habilidades (skills) para se trabalhar com vendas, todos sabemos que são necessárias, assim como em qualquer profissão. Eu defendo e testemunhei já muito, que tem habilidades/competências que se pode aprender e/ou desenvolver para trabalhar com vendas, mas...

...Tem habilidades/competências que obrigatoriamente na minha opinião devem ser naturais, num profissional de vendas...

Persuasão
A emoção desempenha um papel muito importante nas vendas. As características são os fatos sobre seu produto ou serviço; Os benefícios são suas conotações emocionais. Por exemplo, uma taxa de juros de 0% num cartão de crédito é uma característica, ser capaz de economizar dinheiro enquanto compra as coisas que você precisa, é um benefício! A capacidade de persuasão é a habilidade que lhe permite transmitir essas emoções ao cliente. Se você conseguir fazer com que o seu potencial cliente sinta como é bom possuir seu produto e quanto sua vida será melhorada com esse produto ou serviço, você terá a venda realizada.

Construindo relacionamentos fortes
Essa habilidade de vendas é tão importante para a vida comercial de um vendedor quanto para sua vida pessoal. Construir e manter relacionamentos saudáveis ​​é a chave para desenvolver uma rede forte. E a rede permitirá que você alcance muito, mas muito mais vendas. Olhe à sua volta, um vendedor de sucesso, tem na sua rede de contatos, pessoas dos vários quadrantes sociais, com os mais variados cargos, funcionários privados e públicos, quanto maior e mais forte a sua rede, maior o seu sucesso.

Lembre-se da teoria dos "Seis graus de separação". Digamos que você está tentando chegar ao tomador de decisão em uma grande empresa, mas você não conhece quem trabalha lá. Uma chamada ou duas em seus contatos de rede produz alguém que conheça alguém que trabalha para o seu alvo armado com o nome dessa pessoa e número de telefone direto, você agora tem acesso ao seu alvo. Nunca menospreze ninguém, a pessoa de confiança do seu alvo, pode ser a secretária ou qualquer outra pessoa, pode ser o profissional que faz a limpeza do escritório (o seu alvo pode ter muita consideração por essa pessoa, etc). Todos devem fazer parte integrante da sua rede de contatos, por vezes a melhor forma de chegar ao seu alvo pode ser por via pessoal.

Automotivador
Mesmo o melhor vendedor necessita de se auto motivar. Você pode encontrar uma maneira de desenvolver suas habilidades/competências, trabalhar no terreno e aprender mais sobre os produtos e serviços que você vende (nunca se esqueça de conhecer “na ponta da língua”, as qualidades e defeitos dos produtos ou serviços concorrentes). Mas o impulso para melhorar constantemente deve vir de si. Seu gerente pode direcioná-lo para fazer algumas mudanças se suas vendas começarem a cair, mas se você estiver constantemente trabalhando para se tornar um vendedor melhor, você pode começar a trabalhar sobre o problema antes de afetar os seus números.


Você consegue se automotivar? 
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