terça-feira, 4 de abril de 2017

Como conciliar o trabalho e família - Experiência pessoal

Aqui está o dilema: você precisa, ou quer, trabalhar mais de 40 horas por semana. Você também tem crianças que necessitam de se deitar mais cedo. Como você vai conseguir ser “pai\mãe” presente? Como vai conciliar o trabalho e família?

Normalmente o mais usado pelos casais é o turno dividido (enquanto um faz o jantar o outro cuida e depois trocam). Eu sou de acordo com a solução de deixar o local de trabalho cedo, voltar para casa e conseguir passar um tempo de qualidade em familia. Todos participam a fazer o jantar, colocam a conversa “em dia”, riem, brincam, e sentam-se todos juntos a comer. Depois ambos os pais devem deitar os filhos e posteriormente trocar o tempo que iam assistir televisão pelo trabalho, apenas nessa altura.

Mas, atenção, se o fizer todos os dias, irá estar apressando o seu possível esgotamento, exaustão.

Não o faça todos os dias. Não se prive das fundamentais horas de descanso. Tal como um desportista necessita de descansar muito bem para uma boa recuperação,você necessita de descansar para recuperar a sua frescura mental.

1 – Trabalhe em casa, apenas 2 dias seguidos e descanse no 3º durante a semana. Final de semana é para descansar de noite, obrigatóriamente. Aproveite algum tempo durante o dia.

2 - Seja realista. Trabalhe apenas se for urgente, antes de começar, pense se é mesmo necessário estar a enviar um email, a fazer um relatório, etc a essa hora.

3 – Se tiver mesmo de fazer algum trabalho, escolha o mais simples. Por vezes eu começo a fazer um trabalho estimulante (escrever artigos, por exemplo) e o dia nasce bem rápido e acabo por ficar stressado, não acabei o que queria, não descansei e não tive junto da familia (deixou de acontecer, pois a minha prioridade neste momento é sempre a família). Para que trabalhamos tanto, se não aproveitamos o que de melhor temos na vida e não custa um centavo: Estar bem junto da nossa família.

4 – Horário bem definido. Decida quanto tempo vai trabalhar em casa e cumpra. Quando chegar o limite do tempo definido, pare de trabalhar, beba água, coma umas bolachas e vá deitar-se.

5 – É fundamental o casal estar envolvido e aceitar bem que um dos dois (ou os dois) trabalhem em casa à noite. Não esteja a trabalhar 15 horas por dia ou mais, pensando que o faz para o bem da família, quando na verdade, a sua família prefere o ter junto a eles, mesmo ganhando um pouco menos. Não queira ficar rico e perder a sua família com isso. O objetivo da família é prioridade.

6 – A solução que eu prefiro pessoalmente. 
Eu acordo 2 horas antes da minha família, vou correr cerca de 30 a 45 minutos, tomo um duche, e vou trabalhar logo em casa. Cerca de 10 minutos antes da hora de acordar da família, coloco a mesa pronta para o café da manhã e vou os acordar com um beijo.
Fiz o meu hobby, trabalhei e dei amor à família. O dia fica logo sorridente e o enfrentamos mais animados e felizes.

Gostaram? Então partilhem, coloquem “um gosto” e voltem.
Obrigado,
Paulo Gomes
Pro Blogger

0 comentários: