Começo
hoje e quero lucro amanhã
Pode
ser rápido, mas nunca de um dia para o outro. Qualquer loja virtual,
tem de obedecer aos mesmos passos que damos numa loja física, estudo
de mercado, planeamento e muito trabalho e empenho. Medir todos os resultados, ver onde se está a crescer, onde se está a perder,
descobrir o porquê e resolver de imediato. O que vai fazer com os
primeiros ganhos? investir no crescimento da empresa? na produção
de stock? em marketing e comunicação?
O
sucesso do produto online: Fotografia, Texto e Preço
Aqui
é fácil de compreender. Imagine-se a si a ver um produto online,
chama a atenção, leva-o a comprar um produto sem fotografia, sem
descrição e sem preço (sob-orçamento, como muito se utiliza)?
Várias
fotografias com o máximo que qualidade que conseguir, de vários ângulos, com uma descrição técnica o mais completa possível, com o
preço bem definido (competitivo, claro), e sempre que tiver
possibilidade, um comentário de quem comprou o produto, ou de algum
critico, ou pessoa muito conhecida do publico.
Custo
aquisição cliente
Seja
em publicidade no Google, em redes sociais, na participação em
feiras, entre muitos outros meios de captação de clientes, é
fundamental ter o valor definido de quanto vai investir e claro,
medir o retorno desse investimento. É importante saber quanto
necessita de investir em cada um dos canais para por exemplo,
conseguir vender 100 euros de material. Permite que tenha controlo
sobre os seus custos e adaptar o investimento.
Exemplo
real: Eu
tenho um amigo pessoal que o seu produto no facebook quando
anunciado, tem um retorno muito bom e outro amigo que vende um
serviço, não consegue retorno no facebook (no google a história
muda por completo). Está identificado o porquê e o serviço em
questão não é o mais indicado para o publico do facebook.
Marketing
de conteúdo
O
que mais peço a todos que o façam, não é para resultados
imediatos, mas acredite que com o tempo lhe vai dar muito retorno.
Escreva artigos originais, explore um nicho de mercado, publique conteúdo relevante e útil para o seu potencial mercado. Seja com
blogs, redes sociais entre outros, mas sempre atualizados...
Exemplo
real: Uma
empresa que se dedica à compra e venda de automóveis, tem um blog e
publica nas redes sociais, além de outros, curiosidades sobre os
automóveis, fotografias que apelam às emoções (riso, espanto,
etc.). O sucesso é enorme...
Mãos
nos artigos e vamos vender...
Paulo
Gomes