sábado, 29 de novembro de 2014

Conseguir mais clientes - Ofereça presentes


Os responsáveis pela tomada de decisões na maioria das empresas compreendem a importância de oferecer presentes e normalmente estabelecem certos parâmetros para as ofertas feitas pelos seus colaboradores. Se a sua empresa não possui parâmetros especificos, informe-se sobre como deve proceder, ou sugira alguns parâmetros adequados, com base no potencial de cada cliente para a empresa. Se for você que mais contacta com o cliente, deve se assegurar que ele fica com uma impressão positiva de si quando receber a oferta.

Quanto mais forte for a relação, mais personalizada deve ser a oferta. Não ofereça uma "bugiganga" a um grande cliente ou uma garrafa de "Moet" a um cliente sem expressão no volume do seu negócio. Tente escolher uma oferta que saiba ir de encontro aos gostos do seu cliente.

Em algumas culturas dar e receber presentes é um assunto pessoal, não comercial. Por exemplo, em França não se fazem ofertas comerciais. No entanto se for convidado para ir a casa de um parceiro de negócios francês, leve flores, chocolates ou uma garrafa de um excelente espirituoso, mas nunca uma garrafa de vinho. Os franceses são considerados por alguns e eles próprios se consideram grandes conhecedores e especialistas em vinho, de certo nessa altura já escolheram o vinho adequado à refeição.

Ofertas com sentido, para clientes com sentido.

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