terça-feira, 1 de julho de 2014

Cuidado com a formação em vendas

A formação profissional em vendas não inclui sugestões para se tornar insistente ou agressivo. Qualquer formador da área de vendas que ensine os alunos a tornarem-se insistentes ou agressivos têm de ser classificados como incompetentes. Os persuasores ou vendedores verdadeiramente profissionais são discretos, concentram-se na assistência ao cliente e no estabelecimento de bons relacionamentos.

As técnicas de venda não são inatas. São competências adquiridas que qualquer pessoa pode dominar com muito estudo e trabalho. Comece a observar os outros colegas ou vendedores concorrentes ou de outras áreas em situação de persuasão, onde que que vá. Pergunte a si mesmo porque motivo alguns persuadores "são maus", será fácil constatar que são incompetentes, que não sabem do que estão a falar ou que cometem erros "crassos".

Repare que quando os vendedores têm uma boa formação e são "capazes", o negócio avança de tal forma suavemente que é quase impossível detectar a venda em si. Daí se ouvir a expressão "aquele/aquela nasceram para vender".

A capacidade de persuasão propriamente dita tem de ser aprendida, tal como é necessário aprender todos os aspectos relativos ao produto ou serviço.

A persuasão é feita de modo tão discreto que ninguém se apercebe da mesma ;)