quinta-feira, 8 de maio de 2014

Os vendedores estão em todo o lado, mesmo nos mais inesperados


As pessoas que não estão a vender, não estão a viver. 

Pense comigo: Numa qualquer situação do dia a dia, todos acabamos por estar numa situação de venda. Ainda não concorda? 

Vejamos os seguintes exemplos:

Actores e Actrizes
Quando assiste a um programa na televisão, cinema ou a uma peça de teatro, nas vezes que se deixou cativar  pela história, esteve envolvido numa situação de venda. Desempenharam de forma tão credível o papel que lhe venderam  o retrato que compôs o actor ou actriz.

Empregados de mesa
O profissional que atende às mesas propõe um inteligente serviço completo, desde recomendar os aperitivos, pratos principais, sobremesas e vinhos, nunca se limita a anotar apenas o seu pedido. Sabe porquê? Porque com um bom serviço de vendedor e deixando o cliente ainda mais satisfeito a possibilidade de receber gorjeta aumenta exponencialmente.

Médicos
Os médicos que sabem ser vendedores obtêm benefícios maiores. São mais habilidosos a convencer os doentes a seguirem os seus conselhos profissionais e aumentam em muito a sua lista de "clientes". O mais provável é os doentes satisfeitos com esses médicos  irem "recrutar" novos "clientes" junto da família e amigos. 

Advogados
Os advogados de sucesso necessitam de dominar as técnicas de venda em todas as vertentes da sua profissão. Começam por ter de vender a sua competência como profissionais aos clientes e tem de saber persuadir juízes e jurados de que os seus clientes tem razão.

Pai e Mãe
Seja por palavras ou por exemplos, os pais vendem constantemente aos seus filhos valores e crenças. Convecem ou persuadem-nos a usar um determinado tipo de roupa, ou a comer este ou aquele tipo de comida, como devem agir perante adversidades ou alegrias, o que dizer perante amigos deles ou dos pais, como devem ver os que são amigos e os que não devem ser, etc. Tenta-se vender o que pensamos que eles necessitam de saber e fazer para um dia serem adultos felizes e integrados.

Filhos
Poucas e raras são as crianças mais pequenas que entram numa loja e conseguem resistir aos produtos que os chefes de loja ou gerentes tiveram o cuidado de colocar nas prateleiras mais baixas (simpáticos e atenciosos esses senhores, não são?). Mas quem é vendedor ou quer ser, preste muita atenção aos filhos nessas alturas, pois irá ver um verdadeiro vendedor em acção nesse momento. Repare no que as crianças dizem e fazem quando tentam persuadir os pais a comprar o que eles querem. É a mais pura da arte de vendas.

Amigos
Quantas vezes saiu de casa a pensar ir para um local e por influência de um amigo ou amiga, acabou por ir para outro completamente diferente? Quantas vezes até queria estar em casa e um amigo ou amiga lá convenceu a sair? Todos estes casos são excelentes exemplos de vendas. Além de lhe venderem uma ideia, irão partilhar recordações dos momentos que estiveram juntos e "a nivel da amizade controiem um relacionamento mais forte pelo que já passaram juntos". Ora, que melhor arte de vender existe do que criar um relacionamento forte com o cliente?

Exercício de hoje
Anote todas as situações de venda que lhe passavam despercebidas durante o dia de hoje e no final do dia, escreva tudo e analise o que fez e o que podia ter feito melhor.

By Paulo Gomes - ProBlogger