segunda-feira, 24 de março de 2014

Dicas Grátis para Vender Mais - Um telefonema que influencia a venda


Como um telefonema muda a imagem de uma empresa

Mais uma vez, venho afirmar e realçar que "todos, mas TODOS" os colaboradores que atendem e fazem telefonemas numa empresa, seja de que ramo forem, deviam frequentar uma formação de telemarketing.

Quando se atende um telefonema numa empresa, infelizmente ainda existem muitas pessoas que não dão o devido valor e infelizmente, administrações de empresas que nada ligam sobre a forma como é feito os telefonemas ou como são atendidos (pensam que não é isso que afecta os lucros da empresa...Não se lembram que são muitos factores e por vezes poucos que fazem ganhar e perder clientes, tentam saber se é do preço, da qualidade dos produtos e por vezes, são de coisas tão simples como um potencial cliente estar com dúvidas se irá trabalhar com essa empresa, e no meio dessas dúvidas, detestou a forma como foi atendido telefonicamente. É a "gota de água" para não trabalhar com essa empresa).

O atendimento telefónico varia de pessoa para pessoa, porque devemos respeitar algumas regras básicas, mas sempre adaptar o discurso à nossa personalidade (obrigado pela aprendizagem a excelentes profissionais que me ajudaram nesta área e que continuam a informar-me das últimas tendências, resultados obtidos, entre outros dados cruciais ao desenvolvimento e implementação de estratégias comerciais).

Mas porque razão eu insisto neste assunto de bem atender telefonicamente? Vejamos...

Telefonema (expressões reais utilizadas num telefonema).
Da empresa para um cliente:
Cliente - Tô sim
Empresa - Tô, Tô, olhe, estou a ligar para dizer que chegou o seu material
Cliente - Mas fala donde
Empressa - Hããã, é da XXXXXXX
Cliente - Á, tá bem...eu passo aí depois, então...
Empresa - Sim, tá bem...hããã, mas vem cá hoje?
Cliente - É, mas eu estou a falar com o Sr. xxxxxx?
Empresa - Não, é com xxxxxxx
Cliente - Pronto, eu depois então passo aí...
Empresa - Tá bem

Diferença
Cliente - Tô sim
Empresa - Boa tarde, Sr. xxxxxx, o meu nome é xxxxx e estou a ligar da xxxxxx para o informar que os produtos encomendados por si já chegaram. Tem disponibilidade para os levantar hoje á tarde ou amanhã de manhã?
Cliente - (vai se comprometer com uma data)
Empresa - Sr. xxxxxx, está marcado então para o dia xxxx às horas xxxx. Posso o ajudar em mais algum assunto?
Cliente - Não, obrigado
Empresa - Sr. xxxxxx, permita-me agradecer a sua atenção e lhe desejar um óptimo dia.
Cliente - Obrigado e igualmente
Empresa - Prazer em o ouvir, obrigado

Nota:
Num telefonema, fica a primeira e última mensagem, se é importante, e muito, a maneira como iniciamos uma conversa, a forma como terminamos é igualmente importante. 

Importante:
Mas eu não falo assim ao telefone...Está certo, disso? Grave todas as suas conversas e depois as escute com atenção...