terça-feira, 28 de janeiro de 2014

Saber Vender - Use apenas termos técnicos

Nos dias de hoje, mais do que nunca, o seu vocabulário de vendas é importante devido ao fenómeno da linguagem especializada ou gíria profissional. A gíria é um conjunto de palavras e expressões específicas de um determinado domínio de actividade. Se vender medicamentos a pessoal médico, precisa de conhecer os termos técnicos usados pelos profissionais de saúde e usá-los frequentemente. Mas se vender medicamentos ao público em geral, limite o uso de termos técnicos ao mínimo, até conseguir determinar os conhecimentos dos seus clientes. O objectivo não é afugentar os clientes pela utilização de siglas ou palavras que não conhecem.

Lembrar sempre:
O objectivo é fazer os seus clientes sentirem-se importantes e é difícil isso acontecer se fizer com que se sintam ignorantes.

Se o seu produto ou serviço estiver relacionado com a internet, é especialmente importante saber quando usar a gíria, ou quando deixá-la de lado. Embora possa ser levado a pensar que actualmente, todas as pessoas estão familiarizadas com a Internet, é sempre mais seguro optar pelo menor denominador comum. Desta forma não se confunde com termos ou siglas específicos desta área.

Se estiver a falar com um potencial cliente em termos técnicos e ele não o entender, a mente dele deter-se-á nessas palavras e tentará em vão encontrar uma imagem das mesmas. A maior parte dos potenciais clientes não lhe irá pedir para lhe explicar melhor, por receio de mostrar falta de conhecimentos e acabar por se sentir embaraçado. Outros podem captar a ideia principal, mas não irão conseguir acompanhar o raciocínio..

Por outras palavras, lá se foi o cliente...

Normalmente estes potenciais clientes, são recuperados por um vendedor que usa termos comuns e definições simples.

Os vendedores com mais sucesso, dão-se ao trabalho de descobrir como falar a linguagem dos seus potenciais clientes e são recompensados com sucessos nas vendas.