google.com, pub-0902262581423140, DIRECT, f08c47fec0942fa0 google.com, pub-0902262581423140, DIRECT, f08c47fec0942fa0 Como terminar uma chamada telefónica - Profissionalmente

Como terminar uma chamada telefónica - Profissionalmente

Se a primeira impressão é fundamental, a última igualmente. Existem vários estudos que provam que durante um telefonema com mais de 5 minutos, é retido apenas o principio, o meio e a parte final da conversa. Então como terminar um telefonema de forma profissional e de forma a sobressair dos demais?

Pense primeiro

Antes de decidir o que você precisa para terminar uma chamada de telefone, certifique-se que a parte de negócio está concluída, pelo menos nessa vez. Você não quer que o seu potencial cliente pense que está a evitar o negócio. Por exemplo, pergunte: " Existe mais alguma coisa em que eu posso ajudá-lo?".

Seja sempre um profissional
Escolha as suas palavras com muito cuidado. Não seja condescendente nas suas palavras ou no tom de voz. Evite fazer afirmações ou perguntas que irão prolongar a conversa. Seja breve e assertivo, mas evite ser rude ou indelicado.

Defina um limite de tempo

Parte de cada negócio bem sucedido é construir um bom relacionamento com os seus clientes e é bom ouvir sobre a sua vida pessoal se assim acontecer. Quando você tiver a certeza de que a parte da conversa sobre o negócio acabou, olhe para o relógio e dê mais 3 ou 4 minutos, no máximo para conversas sobre este aspecto.

Aproveite as pausas da conversa
Aguarde até que o seu cliente ou potencial cliente faça uma pausa no que está a dizer para finalizar a conversa de forma delicada, como por exemplo: “Fico feliz em ouvir sobre o seu carro, mas eu tenho que atender outra chamada, sobre um cliente que pretende uma reunião. Se você vier a precisar de mais alguma ajuda, nunca hesite em me ligar de volta." ou “Eu aprecio a sua informação adicional, mas tenho de atender um assunto urgente, obrigado por nos ter escolhido e ligue sempre que necessitar.” ou a minha preferida “ O seu negócio é muito importante para mim, e eu preciso de inserir já a sua ordem de negócio no nosso sistema. Existe mais alguma necessidade que eu possa ajudar?” - Cliente neste momento vai dizer que não (se todo o negócio tiver sido bem explicado no processo anterior a este. Claro.

Indique alternativas
Sempre indique as alternativas de contacto, exemplo: “desde já coloco-me á sua disposição para qualquer ajuda por este numero de telefone 2yy yyy yyy ou por telemóvel 9rr rrr rrr ou por email mktvendas.blogspot@gmail.com ou por carta para rua eeeee eeee eeeee

Uso da Tecnologia
Se você tem Caller ID ou outros utilize-os (eu pessoalmente tenho números de telefone associados aos emails das pessoas e sempre que não me é possível atender uma chamada ou retorno a chamada mais tarde ou envio um email). Pessoalmente prefiro as comunicações por email, são mais baratas e ficam sempre registadas, mais fácil fazer follow-up, envio de documentação mais completa, etc. 

Agora o que espera? Vamos telefonar e vender ou marcar reuniões... 

Enviar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem