quinta-feira, 3 de outubro de 2013

Competências essenciais para ser vendedor


Existem muitas maneiras diferentes para fazer uma abordagem de vendas, mas normalmente são feitas por vendedores que dominam as mesmas habilidades. Repare, eu escrevi - habilidade - não talento. Talento é inato, nasce com a pessoa, mas qualquer pessoa, qualquer uma, pode aprender a ser um vendedor eficaz, é uma habilidade que se pode aprender e o tornar num excelente comercial.

Manter a auto-confiança
Habilidade fundamental para um vendedor. Se não aprender e dominar esta habilidade, de nada vale ter outras. Sem a auto-confiança nunca irá conseguir colocar em prática todas as outras habilidades. É fundamental que domine esta habilidade, será igualmente vital para a sua abordagem ao negócio e leva-o a ser mais assertivo, o que é fundamental para o sucesso em vendas. Esta e a número um...

Excelente audição
A grande maioria dos vendedores, falam muito de forma natural (quase que falam pelos cotovelos). Ora bem, mesmo os melhores oradores do mundo, necessitam também de ouvir, sendo assim oiça, também. Dar tempo e ouvir com atenção o cliente, dá-lhe o necessário para fazer a venda. O cliente sente-se importante e respeitado quando o ouve. Por vezes, vejo vendedores que os clientes vão para dizer uma coisa e eles até suam e tremem por estar calados e falam antes mesmo do cliente terminar e partem logo com o seu poder secreto que adivinha tudo o que o cliente ia dizer. Claro que não tem esse poder, mas muitos imaginam e sonham que sim e depois só deduzem coisas erradas e o negócio se perde.

Persuasão
Um papel importante nas vendas...a emoção. Existe um ditado em vendas “...Recursos dizer, os benificios vender...”. Recursos, são os factos sobre o seu produto ou serviço, os benificios são as conotações emocionais. Um exemplo: Taxa de juro 0% é uma característica, poupa dinheiro ao comprar o que necessita, é um benefício. Persuasão é a habilidade em vendas que lhe permite transmitir essas emoções aos clientes, se conseguir transmitir como a vida do cliente será melhor com o seu produto ou serviço, está perto de finalizar a venda.

Construir e manter relações fortes
Uma habilidade que aprendemos desde novos na nossa vida pessoal e na vida profissional de um vendedor é fundamental. Uma relação forte e saudável com os seus clientes, permite o desenvolvimento mais rápido e forte da sua rede profissional. Lembre-se, você bem tenta chegar ao administrador de uma empresa e se perde entre chamadas e visitas sem sucesso. Alguém que tem na sua rede, a secretária e o chefe de vendas por exemplo, vai directo ao seu alvo, enquanto você, continuará eternamente na tentativa...

Nota
Claro que existem um número enorme de habilidades que podíamos dizer ser necessárias para ser um bom vendedor. Eu saliento estas como provavelmente as mais importantes e fico á espera que me digam outras e o porquê de dizerem que essas também são importantes.

Boas vendas a todos....

0 comentários: