terça-feira, 10 de setembro de 2013

Antes da entrevista de emprego - Vendedores

Decidiu se candidatar a uma vaga de vendedor e foi chamado para uma entrevista. Parabéns! 

Agora, começa o trabalho fundamental de preparação. A preparação vai o ajudar a sentir-se mais confiante, o que é um requisito também fundamental em qualquer situação de vendas. E, sejamos sinceros, uma entrevista de emprego é quase uma venda, onde você já é o vendedor e o potencial empregador o cliente. 

Preparar-se para o olhar 
Quando entra na divisão onde vai ser entrevistado, o entrevistador sabendo que nas vendas a aparência é fundamental, irá desde logo avaliar a sua, bem mais do que se fosse para outro cargo. Cabelo, roupa, higiene pessoal, sapatos, cuidados extra com todos os aspectos. Idealmente você devia usar roupa semelhante ao entrevistador, porque se o entrevistador estiver de gravata, você devia estar também. Mas, o mais provável é não saber como o entrevistador irá estar vestido, neste caso recomendo que utilize roupas conservadoras. Claro, que deve vestir roupa em excelente estado. Escolha a sua roupa no dia anterior á entrevista e verifique se está devidamente engomada e em condições. Os sapatos devem ser bem engraxados e tenha cuidado com as misturas de cores, exemplo para os homens: Não use meias brancas com um fato preto. 

Quem é o potencial empregador? 
O mínimo dos mínimos, consultar o site e absorver a informação disponível. Conheça os produtos ou serviços e tente ver se saíram artigos na imprensa ou se estiveram num evento, etc. Se acontecer reparar numa excelente noticia pode a usar na entrevista num exemplo “eu li a noticia sobre este facto e ainda mais tenho vontade de trabalhar nesta empresa”. Se vir uma má noticia, também pode a utilizar a seu favor, como por exemplo “reparei que tiveram uma dificuldade com um empregado e com os meus conhecimentos e experiência, eu garanto que não irei deixar acontecer uma situação igual de novo”...Mas nestes casos convém saber muito bem o que vai dizer e será mais para vendedores seniores que se candidatam a um outro empregador, se for novato, finja que não leu esta última parte. 

Se tiver tempo, investigue a concorrência do seu potencial empregador, desta forma irá conseguir proferir comentários mais inteligentes e adequados á realidade da empresa. 

Prepare também o que vai perguntar ao entrevistador, a maioria dos entrevistadores lhe dá a oportunidade de fazer uma pergunta e uma pergunta especifica sobre a empresa ou os produtos, pode ser muito bem recebida e incrementar mais uns pontos na sua avaliação. ...Nunca pergunte quanto vai receber... 

Perguntas básicas 
Dependendo da experiência e personalidade do entrevistador, será ou não confrontado com perguntas mais especificas ou abrangentes, desde as perguntas clássicas “Quais são os seus pontos fracos?” as especificas “Se o cliente X disser Y, o que fazia?”, entre muitas outras... Lembre-se que um vendedor tem de ter respostas inteligentes e convincentes para as perguntas fáceis e difíceis e é isso que o entrevistador está a avaliar nesse momento, por vezes nem ligam muito se é o correcto, desde que fique convencido. Não fale aos soluços, apresente um tom de voz firme e agradável. 

Mais uma vez, peça a um familiar ou amigo que lhe faça uma entrevista e treine, treine, mesmo em frente ao espelho. Se é envergonhado para treinar junto de quem mais gosta, provavelmente não deve de tentar ser vendedor. 

Agora, boa entrevista... By. blogger Paulo Gomes - mktvendas

Artigos Relacionados

Está à procura de emprego? Não faça isto...

Dicas práticas para vencer o medo da entrevista de emprego

Construir uma boa imagem pessoal e profissional

Técnicas de Vendas - Fecho da Venda

Antes de fazer a sua primeira venda - Novos vendedores

 

 

 

0 comentários: