quarta-feira, 28 de agosto de 2013

O vendedor é a imagem da empresa - Venda mais e melhor

Está adjacente á profissão de vendedor ser a imagem da empresa onde trabalha, independentemente da hora e local onde esteja. Para o bom e menos bom, faz parte e todos devem ter essa consciência e cuidado de preservar e usar como factor positivo para a sua rede de contactos e consequentemente aumento do volume de negócios.

Um exemplo próprio que posso dar, foi eu de estar num estabelecimento comercial e no momento que estava a sair do estabelecimento, um casal olhou para mim e disse: Olha, o vendedor da (empresa onde trabalhava). Por um lado é bom (reconhecimento) mas claro que obriga a ter sempre cuidado com o comportamento, entre outros. O vendedor “não tem nome próprio”, ele é o vendedor da empresa x ou y

Claro, que nestas situações, falamos também de não existir horários para um vendedor, como pode ainda acontecer eu ouvir vendedores a dizer: o meu dia de trabalho acabou?!? É impossível um vendedor querer ter horários, sempre se está em trabalho, pois as oportunidades não escolhem dia nem hora e temos de estar sempre prontos a agarrar todas as oportunidades com que nos deparamos e claro as criar sempre que possível. Um exemplo que se passou comigo:

Faz um tempo, eu estava num estabelecimento de diversão nocturna e uma pessoa que me reconheceu das redes sociais, me abordou e disse que tinha de falar comigo porque estava interessado em produtos que eu na altura representava. Eram 03h00 mais ou menos, eu de imediato e delicadamente disse que seria com todo o gosto que lhe explicaria e faria uma apresentação dos produtos e entreguei o meu cartão de visita (sempre, de férias, numa saída com família, numa ida á praia, um vendedor tem/deve de andar sempre com cartões de visita) e ao mesmo tempo solicitei o contacto dessa pessoa (no outro dia, nem espero ser contactado, eu próprio entro em contacto). Despedi-me e continuei com os meus amigos a diversão.

Na segunda-feira imediatamente a seguir a esse fim de semana eu entrei em contacto, foi-me pedido se eu podia me deslocar a casa do mesmo com os produtos pretendidos, fiz a apresentação e acabamos por chegar a um acordo comercial. Com o tempo se tornou um dos melhores clientes dos produtos em questão (era o responsável por um grande franchise em Portugal). Eu soube depois de o conhecer que era o responsável por esse franchise, porque com o nome e numero de contacto que solicitei fiz a pesquisa (que se deve fazer para todos os potenciais compradores) e fiquei a saber o potencial do negócio em questão, logo, preparei de forma adequada a apresentação, estudei os produtos concorrentes que utilizavam na altura e preparei as potencias objecções, que me podiam ser colocadas.

Nunca se esqueça, se é vendedor, você é a imagem da empresa a qualquer hora e em qualquer dia. Esteja sempre preparado, porque a oportunidade pode aparecer quando menos se espera. Boa conduta social, preparação, gosto, orgulho e brio na sua profissão.

Boas vendas,
Paulo Gomes – Blogger in mktvendas.blogspot.com (marketing, gestão e técnicas de vendas)

0 comentários: