quinta-feira, 29 de agosto de 2013

Antes de fazer a sua primeira venda - Novos vendedores


Iniciar uma nova carreira profissional no ramo das vendas é bastante inquietante. Como o objectivo final do trabalho de um vendedor é convencer as pessoas a comprar o produto ou serviço da sua empresa, pode ser assustador para quem se inicia neste mundo. 

Mas se tiver gosto e vontade você pode vir a ter sucesso e quando você fizer a sua primeira venda é um sentimento incrível e uma satisfação única, isso é garantido. Siga estes passos para começar a vender mais rápido e com sucesso.

Conheça os seus colegas de trabalho
Como novo vendedor tem muito a aprender com os vendedores seniores, conheça o máximo possível os seus colegas e eu aconselho que convide o melhor vendedor da empresa para um café ou mesmo para um almoço e o “bombardear” com perguntas. Provavelmente o que vai acontecer é ele se sentir lisonjeado com a atenção e reconhecimento e vai se sentir feliz de o ajudar e lhe dar alguns conselhos. Se possível, peça para o acompanhar junto de algumas apresentações e anote tudo, para de seguida o questionar porque fez “isto ou aquilo” porque respondeu “y ou z”. Absorva a sabedoria e a experiência dele.

Saiba tudo sobre seus produtos
Você não pode vender de forma eficaz , se você não sabe o que está vendendo. Solicite o máximo de informação disponível na empresa sobre os produtos ou serviços e estude-os exaustivamente. Lembre-se que os recursos são os factos sobre os produtos, os benefícios são os recursos que afectam o cliente. Prestígio, economizador, poupar dinheiro , seguro, fácil de usar e conveniente, são exemplos dos benefícios que os seus produtos podem oferecer aos potenciais clientes. Trabalhe esses benefícios em frases feitas, como exemplo: Este serviço integrado de televisão proporciona-lhe os melhores canais de desporto a um preço mais reduzido.

Entenda os seus objectivos
Todas as empresas definem regras e condições diferentes para os seus vendedores. Todas as empresas, inclusive as do mesmo ramo de actividade, aplicam abordagens diferentes aos potenciais clientes e apresentam objectivos e metas diferentes, ex: Vender o máximo possível um produto especifico, apresentar um numero mínimo de vezes um produto, entre muitos outros. Se você não entender as regras do jogo não irá ter sucesso. Esclareça todas as dúvidas sobre os objectivos com as suas chefias.

Identifique os seus recursos
Muitas empresas fornecem aos seus vendedores recursos de auxilio, como brochuras, flyers, ofertas, brindes, etc. Aqui as suas chefias são a melhor fonte de informação e deve-se munir de todo o material disponível. Tenha sempre atenção de ir perguntando, porque é normal nas empresas estes recursos mudarem ou serem actualizados. Nada pior que estar a falar com um cliente e ele já saber de uma nova oferta e você ainda não estar actualizado, por exemplo. Claro que aqui “a culpa” é das chefias, mas não custa nada e nos defendemos se formos proactivos.

Defina a sua atitude
Você precisa preparar-se para a parte mais difícil do trabalho : a rejeição. Lembre-se sempre que irá fazer muitas apresentações e que estas não terminarão em vendas efectivas, mas igualmente importante se lembrar sempre, que a rejeição não é a si, é ao produto ou serviço que apresentou. Não tome a rejeição como algo pessoal.

Já me aconteceu falar com pessoas que estavam num dia mau e depois mais tarde ao as contactar de novo obtive sucesso, por vezes rejeitam porque não querem naquele momento apenas “perder” tempo a pensar na oferta, inúmeros problemas podem estar a afectar nesse dia o decisor. É por isso que a auto-confiança é vital para as vendas. Se você tiver uma reunião menos feliz com uma perspectiva mesmo hostil. É, seguir de imediato para a próxima reunião e assim consecutivamente.

Agora, muitas vendas...
Paulo Gomes – Blogger in mktvendas.blogspot.com