segunda-feira, 29 de julho de 2013

Publicis Omnicom: O novo número 1 da comunicação mundial

O segundo e o terceiro maiores grupos de comunicação do mundo, a Omnicom e a Publicis, anunciaram este domingo que chegaram a um acordo de fusão.

Desta forma, o agora grupo Publicis Omnicom passa a ser responsável por receitas na ordem dos 17 mil milhões de euros, empregando 130 mil pessoas. O grupo WPP, até aqui líder mundial, ficará na segunda posição. O objectivo é que a fusão seja concretizada entre o último trimestre do ano e o primeiro trimestre de 20134, após a aprovação por parte das autoridades da concorrência.

O novo grupo terá sede na Holanda e estará cotado nas bolsas de Nova Iorque e Paris. “Se tivéssemos colocado a sede nos Estados Unidos tínhamos dado a sensação de que a Omnicom tinha ficado com a Publicis, se fosse em França seria o contrário”, disse Maurice Lévy, presidente do grupo Publicis,. “É um momento histórico, tanto para as nossas empresas como para a publicidade”, reforçou, destacando que se trata de “uma fusão entre iguais”. Sobre o impacto que poderá ter nas equipas das agências, Levy referiu que “se fazemos as coisas bem, seremos criadores de empregos”. Mesmo assim, admitiu que poderá assistir-se a “uma pequena fase de ajustamento” dos recursos humanos.

Já John Wren, CEO do grupo Omnicom, considerou que o acordo permite uma “enorme economia de escala”. Deverá agora seguir-se um período de transição de 30 meses, em que os dois gestores serão co-CEO. Após essa fase, John Wren assumirá o cargo de CEO e Maurice Lévy a de presidente sem funções executivas.

Os interesses em Portugal
Em Portugal, o grupo francês Publicis detém a LAP (agências de publicidade Leo Burnett, Arc e Publicis) e as agências de meios ZenithOptimedia e Starcom MediaVest. Já o grupo Omnicom tem o Omnicom Media Group (OMD e PHD, entre outras), as agências de publicidade DDB e TBWA, o grupo BBDO (que inclui a Proximity e a RMAC), a agência de comunicação Porter Novelli e a agência de branding Interbrand.

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