quarta-feira, 13 de março de 2013

O que é um White Paper?

Um "White Paper" ou, em português, "Livro branco ou Relatório Branco", é um documento oficial publicado por um governo ou uma organização internacional, a fim de servir de informe ou guia sobre algum problema e como enfrentá-lo. Os "White Paper" são utilizados para educar os leitores e ajudar as pessoas a tomar decisões. São usados na política e nos negócios. Também podem ser um informe governamental que descreve uma política, geralmente, a longo prazo.

O termo surgiu no Reino Unido, onde se aplica aos documentos governamentais, informes, anúncios de políticas. Durante o Mandato britânico da Palestina, publicaram-se três "white paper" que determinaram o futuro imediato do Mandato.

Desde o começo da década de 1990, o termo “White paper” se refere também aos documentos originais usados por negócios como a ferramenta de marketing ou de vendas. Por exemplo, hoje em dia muitos “livros brancos” revelam os benefícios das tecnologias e de produtos específicos. Estes “papéis brancos” são quase sempre documentos de comunicações de marketing projetados para promover as soluções ou os produtos de uma companhia específica.

Como a ferramenta do marketing, é importante observar que estes livros sempre enfatizam a informação favorável da companhia que autoriza ou financia o documento. Os “White papers” são freqüentemente usados para gerar boas vendas, para estabelecer a liderança, para educar os consumidores ou compartilhar conhecimento técnico.

Existem três tipos básicos de “White Paper” comerciais:
  1. Benefícios do negócio: Se enfocam em apresentar uma situação de negócio favorável aos executivos;
  2. Técnicos: ajuda a pessoas influentes (como engenheiros) a entender como funciona um conceito ou uma tecnologia;
  3. Híbrido: Combina um enfoque nos benefícios do negócio com detalhes técnicos em um só documento.

in. wikipedia



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