quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Ser um ouvinte activo traz grandes benefícios

Uma boa capacidade de escuta activa proporciona vários benefícios, incluindo mais conhecimento, sucesso no trabalho, melhores relações pessoais e auto-protecção.


1 - Escutar demonstra aceitação
O próprio acto de escutar outra pessoa demonstra que lhe dá valor e que se preocupa com o que está a dizer. Se mostrar não se preocupar com os outros, irão deixar de lhe falar. Pode até ser bom a curto termo, mas será um desastre a logo-prazo.

2 - Escutar estimula as capacidades de resolver dificuldades
É pedido muitas vezes aos líderes, pais e gestores o que os motoristas de táxi, empregados de bar e psicólogos fazem há anos: dar a alguém o tempo (e a atenção) para falar exaustivamente sobre uma dificuldade. Em vez de darem de imediato conselhos e soluções, a maioria dos gestores bem sucedidos encorajam os colaboradores a chegarem às soluções por si próprios. Através da escuta cuidadosa e reflexiva, você pode ajudar alguém a encontrar uma solução que terá maiores garantias de sucesso e um nível mais elevado de aceitação do que se tivesse limitado a fornecer a resposta.

3 - Escutar aumenta a receptividade do orador aos pensamentos e ideias dos outros
As melhores ideias nem sempre são suas ou dos seus colegas e colaboradores mais próximos. Muitas vezes, encontrará grandes ideias onde menos espera. Podem vir dos seus clientes, dos seus colaboradores, dos seus fornecedores ou parceiros de negócio, ou (surpreendentemente) de pessoas que não fazem negócios consigo. Poderá ficar genuinamente surpreendido com o que os clientes da concorrência dizem a seu respeito se dedicar tempo aos escutar.

4 - Escutar aumenta a auto-estima da outra pessoa
Você não é responsável pela auto-estima de todos, mas pense no assunto por uns instantes. Não é mais fácil vir trabalhar, concentrado nas tarefas que tem de fazer e competir com sucesso se se sentir bem consigo próprio? Os directores de vendas sabem há anos que a auto-estima é essencial para um comercial ser bem sucedido. Ouvem "não" com tanta frequência dos potenciais clientes que poderão ter tendência a aceitar que o insucesso é uma parte integrante e inevitável do trabalho. Qualquer pessoa que tenha educado os filhos irá dizer-lhe a mesma coisa. Ter um amigo que escuta sem julgar e sem criticar pode ser uma grande ajuda.

5 - Escutar ajuda a prevenir choques emocionais
Se se concentrar nas suas necessidades até ao ponto de não pensar nas necessidades e interesse dos outros, irá verificar que lhe retribuem da mesma forma: irão concentrar-se nos interesses deles e negligenciar os seus. A chave para a prevenção de descarrilamentos emocionais destrutivos para qualquer organização é colocar as necessidades dos outros à frente das suas. Escute essas preocupações e interesses em primeiro lugar e será provável que consiga aquilo que pretende deles mais cedo e com menos dificuldade.

Ao aceitar responsabilidade por uma comunicação de sucesso através da escuta activa e reflexiva, pode tornar-se melhor sucedido nas actividades que dependem de uma boa comunicação, tanto na sua vida pessoal como profissional. Ser um melhor ouvinte irá o ajudar a ser um melhor apresentador por ter despendido tempo a tentar perceber o que se estará a passar a cabeça dos que o vão ouvir. Uma boa capacidade de escuta irá o ajudar a aprender mais, a melhorar o seu relacionamento com os outros e a aumentar as suas hipóteses de sucesso. A escuta cuidadosa não é uma garantia, obviamente, mas é um excelente ponto de partida.

fonte: segredo das apresentações de sucesso

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