sábado, 13 de novembro de 2010

Os segredos de uma apresentação de sucesso - Conclusão

6 - Explique os pontos importantes - deve apenas cobrir alguns pontos, porque nunca irá conseguir explicar e corroborar todos. A afirmação anterior apoia-se num padrão de três pontos para sustentação do seu argumento e é relativamente simples de ser acompanhada pela audiência. Todos os seus dados devem estar relacionados e sustentar a razão principal da sua apresentação.

7 - Reúna material de apoio - em complemento aos pontos principais, pode precisar de provas convincentes. Pense nos tipos de prova que os elementos da audiência irão achar mais convincentes. Precisa de saber alguma coisa dos elementos que a compõem, bem como alguma ideia do que possam saber sobre o assunto. O material de apoio que reunir deve ser convincente, recente e totalmente claro para os seus ouvintes. Isto é, eles devem saber onde encontrou os seus dados e as razões de os considerar credíveis.

8 - Estruture o discurso nas suas partes mais importantes -
pense na introdução, desenvolvimento e conclusão. Saber o que planeia dizer, e a ordem pela qual o vai fazer, irá ajudá-lo enquanto esboça o esquema de apresentação. Pense, por último, na introdução e na conclusão, apesar de poderem ser as partes mais memoráveis da sua apresentação. (se necessitar de ajuda, contacte-me por email)

9 - Faça um esquema do discurso - as suas observações estruturadas numa página serão de grande utilidade quando começar a sua apresentação. Pense nos assuntos que vai abordar, na sequência em que os vais abordar e nas provas que vai colocar ao dispor da sua audiência para apoiar essas ideias. Assim que souber como iniciar o discurso, os pontos importantes a abordar e de que forma deve concluir as suas observações, estará pronto para escrever.

O grande segredo das apresentações de sucesso: PREPARAÇÃO


Parte I do artigo

Parte II do artigo

0 comentários: