segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Os Segredos de uma apresentação de sucesso - Parte II

2 - Analise a dua audiência - é deles que se trata. Eles são a razão de estar ali, eles são a razão de ter preparado a apresentação. Tente saber o mais possivel sobre eles. Conhecer a sua audiência não é uma garantia de sucesso, mas é, claramente, um passo nessa direcção.

3 - Estabeleça o seu objectivo - saiba a razão de estar a falar. Se não tiver a certeza disso, não deve fazer uma apresentação. Perceber o seu papel na empresa e nas vidas dos seus ouvintes é particularmente importante. Em alguns momentos, a sua audiência pode querer saber e estar genuinamente interessada nas suas opiniões sobre o assunto em questão. Noutros momentos, o seu objectivo pode ser puramente informativo e a exigência da sua opinião pode não ser tão necessária quanto imagina.

4 - Aprenda o que puder sobre o momento - a sua audiência ainda está na fase de recolha de dados ou já está pronta para tomar uma decisão? Qual é a razão de o estarem a ouvir? Qual a urgência do assunto sobre o qual vai falar? Os seus ouvintes estão no inicio ou no final de um processo que lhes vai exigir algum tipo de acção? Quanto mais souber sobre o contexto no qual a apresentação irá ter lugar, maior será a sua capacidade de ajudar a audiência.

5 - Apresente uma frase de referência - é uma declaração composta por uma frase sobre o que pretende que a audiência saiba, compreenda, acredite ou faça. Deve ser breve, simples e tão completa quanto possível. Por exemplo: "A empresa defende que o carpooling irá originar vantagens económicas, operacionais e ambientais para a empresa". Esta é uma frase directa e convincente, e apresenta um resumo da sua abordagem ao assunto.

Continua...

Para ver a 1ª parte do artigo

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