domingo, 24 de outubro de 2010

Os 5 Mitos da Gestão - By Peter Drucker

1 - Há só uma maneira de organizar as empresas
A organização das empresas por funções foi criada por Fayol, em 1946, e adoptada por empresários lendários, como Rockefeller, J.P Morgan e Carnegie. Em 1920, Du Pont e Sloan desenvolveram a descentralização. Desde então, surgiram diversas tentativas para encontrar a estrutura perfeita e universal. Em vão. Porque esta não existe.

2 - Os principios de gestão só são válidos para os negócios
Nada mais errado. É como dizer quea Medicina é apenas pediatria. A primeira grande reforma de instituições foi a das Forças Armadas Americanas. Ocorreu em 1901, sob a liderança de Elihu Root. Só depois de 1950 se passou a associar a gestão ao mundo empresarial, embora seja fundamental para organizações não-lucrativas.

3 - Há só uma maneira ideal de gerir pessoas
McGregor defendia que o estilo participativo de liderança era o ideal. Peter Drucker disse o mesmo no livro The Pratice of Management. Maslow demonstrou, em 1962, que estavam errados (admitido pelo próprio Peter Drucker). Diferentes pessoas devem ser geridas de forma diferente.

4 - Cada indústria tem um mercado e uma tecnologia única
No século XIX e na primeira metade do século XX, dizia-se que as caracteristicas de uma indústria eram especificas. Hoje, vivemos um periodo em que as barreiras tecnológicas foram abolidas. Logo, as inovações nuna dada indústria reflectem-se nas demais.

5 - A gestão obedece a leis imutáveis
Ao contrário das ciências sociais não têm "leis naturais". Isso quer dizer queos principios universais de gestão têm um prazo de validade cada vez mais curto. Como grande parte do que se ensina hoje sobre gestão tem, pelo menos, 50 anos, a maioria desses principios estão desactualizados ou mesmo errados.

0 comentários: