sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

Marketing Digital: estar próximo dos seus clientes

Há 10 anos atrás, significava apenas colocar um banner num website. Alguns banners nem tinham links associados, pois muitas empresas nem sequer tinham uma presença online.

10 anos para a frente e o marketing digital significa uma quantidade enorme de actividades: Blogs, redes sociais, newsletters, SEO, etc.

Por isso mesmo, como é que uma empresa que pretende iniciar as suas actividades de marketing digital, deve começar?

O Objectivo

Em primeiro lugar, assim como em qualquer plano de marketing, tenha os seus objectivos bem definidos. Nunca iria iniciar um negócio bem sucedido sem um plano bem feito, e um plano de marketing digital não deverá ser diferente.

Os objectivos poderão ser o aumento das vendas, gerar prospectos para a sua equipa de vendas seguir e converter em vendas, poderão ser o construir de uma reputação e imagem junto dos clientes e potenciais clientes, pode ser retenção de actuais clientes, ganhar informação sobre o comportamento dos consumidores, etc. Pode ser um destes objectivos como pode ser todos estes objectivos juntos.

Seja claro naquilo que exactamente pretende atingir. Se é uma marca desconhecida, então criar relações é imprescíndivel. A longo prazo, deverá criar uma relação, fazer uma venda e manter esta relação. Com uma comunicação eficaz através de email, sms, newsletters, etc, isto é fácil de se atingir no mundo digital, e com menos custos que nos meios tradicionais.

Olhe com os olhos dos seus clientes

Assim que os objectivos estejam claros na sua mente, definir onde e como irá ser a sua presença online será o passo a seguir.

Olhe para a situação através dos olhos de um potencial seu cliente. Se está a construir uma relação com potenciais clientes, pense em como comunica com eles e quando. Será via SMS ou email? Não há algo pior do que receber um email todos os dias sobre um assunto que não nos interessa ou receber uma SMS não solicitada. Informar com a informação certa os consumidores certos, na altura certa, facilita-lhes a vida de alguma forma e fá-los interessados nos seus productos/serviços.

Se não sabe onde encontrar os seus clientes online, talvez deva começar por descobrir isso mesmo. Tendo em conta o seu tipo de clientes, área geográfica, idade, estilo de vida, etc, como se movimentam online? Usam o Facebook ou o seu negócio estará mais virado para o Linkedin? Ou talvez um vídeo no YouTube explicando o uso do seu produto teria um efeito viral?

Costumo dar exemplos muitas vezes do mundo offline pois o príncipio é exactamente o mesmo: se sabe que os seus clientes vão comprar o seu produto ao supermercado X, porque irá vendê-lo no Y? O mundo online funciona exactamente da mesma forma. Não precisa de estar em todo o lado, todo o tempo, precisa sim de estar nos sítios certos. Conheça o comportamento dos seus clientes e potenciais clientes online antes de definir onde e como no mundo virtual os vai abordar.

As empresas mais bem-sucedidas no marketing digital são as que conhecem exactamente os comportamentos online dos seus consumidores. Que websites visitam? Tem blogs sobre o tipo de produto/serviços que vende? Grupos no Facebook?

Investir o seu orçamento e tempo online

Sabe os seus objectivos, e qual irá ser a sua presença online, assim como o seu target market. Então, como colocar em prática?

Prepare-se para investir uma grande parte do seu orçamento am actividades de marketing online, principalmente se é uma marca desconhecida e sem uma grande presença nos motores de busca. Inicialmente pode ser necessário mesmo um grande investimento, mas vai sempre depender do que quer atingir e até onde quererá ir.

Quer ter uma visualização rápida no Google? Então invista em AdWords. Quer ter o seu website nos motores de busca? Então invista em SEO. Quer atrair potenciais clientes, criar relações e uma reputação online? Então vá ter com os potenciais clientes às redes sociais. Qualquer uma destas actividades (e outras mais) têm custos específicos, principalmente se for uma agência digital a fazê-lo. E tenha em consideração que as actividades de marketing digital não são um projecto que começa hoje e acaba amanhã. Apesar de se poderem fazer campanhas específicas com um prazo determinado, as actividades de marketing online são um processo contínuo. Não pense que basta fazer um projecto de SEO, o seu website aparecer na primeira página do Google para as suas keywords e poder ir descansar. É preciso manter as actividades de SEO para manter o ranking, assim como todas as outras actividades precisam de ser mantidas. Passe uma semana por exemplo sem colocar nada na sua página do Facebook e verá o tráfego baixar.

Os benefícios do Marketing Digital


Os benefícios do marketing digital a longo prazo são mais que muitos, e um dos maiores (se não o maior) é estar perto dos seus clientes. No marketing digital tem a oportunidade de criar relações com os clientes, de iniciar uma conversa com os mesmos, de ir a forums da sua indústria e ver o que dizem de si (ou dos seus concorrentes). Irá ajudá-lo não só a aumentar as vendas, reter clientes e obter uma reputação, como também a optimizar as suas campanhas de marketing offline.

Nunca se esteve tão próximo dos clientes como agora. E acredite, se não investir no marketing digital, o seu concorrente irá fazê-lo.

Autor: Carla Silva

3 comentários:

Link exchange is nothing else however it is simply placing the
other person's web site link on your page at appropriate place and other person will also do similar in favor of you.

my web site - appliance repair Temple Terrance

We stumbled over here coming from a different page and
thought I might as well check things out. I like what I see so now i am following you.
Look forward to looking into your web page yet again.


Review my blog post - appliance repair Valrico

My brother recommended I would possibly like this website.
He was entirely right. This put up actually made my day. You can not believe just how much time
I had spent for this information! Thanks!

Feel free to visit my weblog ... Bench Craft Company advertising ideas farmington nm