segunda-feira, 6 de abril de 2009

Como vender em tempos dificeis?

Como vender em tempos dificeis?

NÃO VENDA, deixe de ser vendedor e passe a ser consultor. Não venda o que quer, venda o que os seus clientes necessitam.

Neste momento, concentre-se a ser um facilitador de negócios para os seus clientes, ajude-os a comprar o que realmente necessitam, desta forma está a ajudar a que os seus clientes possam responder apenas com o estritamente necessário para prestarem um bom serviço/adquirirem o que realmente necessitam (particulares) e desta forma a pouco e pouco, todos conseguirem ter fluidez económica e não estarem a fazer stocks desnecessários/comprar o que não necessitam (particulares) e tornarem as suas situações económicas ainda mais insustentáveis.

Sejam cada vez mais um facilitador e não "um vendedor", é o meu conselho.

Hoje dizia-me um colega meu: "epá, mas eu tenho de vender xxxx€ por mês, se não começo a ganhar menos". Pergunta:

E se deixares de ganhar de vez?

Ficou apreensivo e depois disse-me que tinha fundamento o que lhe tinha dito.

Portanto a minha mensagem hoje, é:
Ajudem os vossos clientes, para serem ajudados também (nem que seja a mantêr o emprego, se eles falirem, por arrasto, vão atrás).

Um abraço e boa CONSULTORIA.

1 comentários:

Olá Paulo,

Concordo. Não obstante, foi preciso chegarmos a um cenário de crise para que certas empresas começassem a pensar primeiro nos seus clientes.

Um abraço e força!