sexta-feira, 2 de janeiro de 2009

Regras para Entrevistas vs Ano de Oportunidades

Por vezes, perguntam-me se existe alguma regra de ouro para fazer entrevistas a candidatos a uma vaga. Não existe um guia especifico, e este assunto dava para estar a escrever durante 1 mês ou mais. No entanto, existe alguma regras que ajudam muito nesta fase que é crucial, para o desempenho da empresa: Contratar as pessoas certas, para os lugares certos.

Sem aprofundar os tópicos, pelo menos durante o dia de hoje, posso partilhar algumas regras (se é que a palavra "regra" me é permitida usar) que eu utilizo:

1 - Faça uma série de perguntas:
Perguntas claras gerais
Perguntas claras especificas
Perguntas de prova
Perguntas de reflexão

2 - Consiga exemplos concretos sobre o que foi realmente feito e não o que alguém pensa que devia ter sido feito.

3 - Qualifique as afirmações gerais "produziu um trabalho com qualidade" - O que é que isso significa?

4 - Tente obter comparações entre os exemplos que obtém do entrevistado e dos seus pares.

5 - Analise a mesma questão de ângulos diferentes.

6 - Escreva aquilo que é dito, tome notas suficientes (muito importante a curto e médio prazo).

7 - Verifique continuamente a compreensão, resumindo.

Cada vez mais temos de treinar e aperfeiçoar as técnicas que nos permitam contratar com a máxima segurança, é aqui que está um dos pontos essenciais para o sucesso de uma empresa. Apenas com bons colaboradores, conseguirá marcar a diferença.

Se por um lado é difícil em algumas áreas de negócio contratar com qualidade e somos obrigados a contratar "quem nos aparece", estou convencido de que este ano de 2009, irá ser mais fácil ter colaboradores mais motivados e principalmente mais interessados, porque a dificuldade que existe, é de todos e não apenas de alguns. Todas as equipas terão de estar juntas e a caminhar ao mesmo passo e na mesma direcção.

Vamos esperar que seja um ano de oportunidades e que quem estiver preparado e atento, com certeza que irá se diferenciar da concorrência...

0 comentários: