quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

O que é o certificado energético?

Recebi um e-mail da Srª Ana Santos a solicitar informações sobre o certificado energético, dado que é uma "novidade" no mercado, decidi colocar aqui alguma informação, que pode também ser útil a mais leitores.

O que é o certificado energético

O certificado energético quantifica o desempenho energético de um edifício ou fracção autónoma, atribuindo uma etiqueta de desempenho energético às habitações. O certificado enumera e descreve ainda as medidas de melhoria do desempenho energético cuja concretização permitirá melhorar a classificação energética do edifício ou fracção autónoma.

A etiqueta energética classifica os edifícios ou fracções numa escala de classes energéticas – de fácil leitura e interpretação – que varia de A+ (maior eficiência) a G (menor eficiência), semelhante à existente para alguns electrodomésticos e equipamentos.

O certificado avalia as soluções construtivas e os equipamentos de aquecimento, arrefecimento e produção de águas quentes sanitárias instalados. Com base na localização, envolvente, exposição solar e características da construção é estimado o nível de energia necessário para manter a habitação a uma temperatura superior a 20ºC no inverno e inferior a 25ºC no verão e produzir água quente. A classe energética é atribuída comparando as necessidades de energia da habitação com o mínimo regulamentar, exigido para as novas construções, ao qual corresponde a classificação B-.

A Certificação energética para os edifícios existentes

Desde Janeiro de 2009 é obrigatória a emissão do certificado em todos os edifícios, novos ou usados, aquando da celebração de contratos de venda ou arrendamento. Assim como o comprador normalmente se informa dos custos de condomínio, passará também a poder conhecer os custos de energia estimados.

O certificado energético, para os edifícios existentes objecto de transacção, tem uma duração de 10 anos e é apenas informativo, não obrigando o proprietário à implementação de qualquer das medidas de melhoria propostas.

Quem pode emitir os certificados?

Apenas podem emitir o certificado energético Peritos Qualificados credenciados para efeito do Sistema de Certificação Energética (previsto no DL 80/2006).

Atenta a esta realidade, a SQUARE Imobiliária desenvolveu uma campanha promocional de oferta dos certificados aos seus clientes.

A acção decorre até Junho de 2009, e contará com uma divulgação massiva em acções de marketing de rede.

«A certificação energética de um imóvel é um dado muito importante no processo de decisão de compra, tornando a transacção ou o arrendamento mais transparente para os seus intervenientes.

Na prática, trata-se de uma espécie de exame a uma questão fundamental: o consumo energético da casa. Esta acção revela-se de enorme importância do âmbito do programa SQUARE ECO, o qual visa criar uma maior sensibilização junto dos nossos clientes e da população em geral para questões ambientais.

Motivo pelo qual a SQUARE está a assegurar a aplicação desta acção até Junho de 2009», afirma João Cunha, administrador da SQUARE.

A CENTURY 21 também está com uma campanha que decorre entre 12 de Janeiro e 28 de Fevereiro.

0 comentários: