segunda-feira, 6 de outubro de 2008

Não perca os seus colaboradores

Nos dias de hoje é comum verificar que muitas empresas perdem os seus melhores colaboradores para a concorrência ou para empresas de outros ramos, muitas das vezes sem saberem o porquê.
Ainda á pouco tempo em conversa com um empresário que emprega cerca de 18 pessoas, ele conficenciou-me que não percebe porque alguns colaboradores se mudam, contou-me e passo a citar:
"...au até lhe ofereci o mesmo que ele ia ganhar, para a outra empresa, mas mesmo assim, ele foi-se embora...".

Ora, como é óbvio, muitos colaboradores atinjem um ponto de ruptura, stress, excesso de trabalho, falta de reconhecimento, etc., e nessas alturas, muitas das vezes depois do colaborador ter pedido dezenas de vezes um aumento do vencimento ou outra regalia e de nunca ter tido sucesso nesses pedidos, de nada valhe os ir dar na altura que o colaborador se despede, porque normalmente a decisão está tomada e não irá voltar atrás, mesmo que ofereça o mesmo ou até mais.

A "sua" empresa, tem um departamento de "pós-venda?", "satisfação do cliente?", e um departamento de satisfação do "cliente interno?", avançe com um departamento de recursos humanos, veja as maiores necessidades dos seus colaboradores e step-by-step, implemente um sistema de satisfação, para os seus colaboradores. Ao contrário do que muitos gestores pensam, não é apenas o dinheiro que motiva as pessoas, por vezes um reconhecimento público é mais apreciado que um prémio de 50€, por exemplo.

Claro, que necessita de ter um bom colaborador que lhe faça o levantamento das personalidades dos seus colaboradores, gostos particulares, entre outros. Não vá, por exemplo, oferecer um cruzeiro a um colaborador que tem fobia de barcos.

Agora, mostre respeito e reconhecimento pelos seus colaboradores, e quando acabar de ler este artigo e sair da sua sala para ir beber um café, diga bom dia com um sorriso a todos os seus colaboradores ou colegas. O seu dia começou mal? que culpa tem as pessoas que estão a seu lado?

É claro, se disser bom dia com um sorriso na cara e alguém ficar com uma cara de espanto, isso só mostra o que voce tem sido. Sorria, seja cordial, simpático, ajude quem necessita e o dia será mais agradavél, terá uma melhor sensação no final do dia e aos poucos será reconhecido por factos positivos. - Pensar bem, agir melhor -

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