segunda-feira, 3 de junho de 2013

O que é o Marketing?

Quase diáriamente na minha vida profissional oiço alguém dizer que tem de investir no marketing, para ver se o negócio melhora. No entanto grande parte destes comentários são de pessoas que estão convictos de que o marketing é apenas "fazer publicidade".

Ora, então, o que é o marketing? Não é um termo que seja facilmente explicado e existem várias interpretações acerca do mesmo.
Marketing tem muitas definições técnicas e até tentativas de tradução para o português como "Mercadologia" (RICHERS, 1986) ou "Mercância" (GRACIOSO, 1971). Seguem algumas consideradas mais significativas:

Marketing idiomaticamente, no uso diário, significa: "comercialização", mas tambem realizaçao.

Marketing engloba todo o conjunto de atividades de planeamento, concepção e concretização, que visam a satisfação das necessidades dos clientes, presentes e futuras, através de produtos/serviços existentes ou novos.

Marketing é uma função organizacional e um conjunto de processos que envolvem a criação, a comunicação e a entrega de valor para os clientes, bem como a administração do relacionamento com eles, de modo que beneficie a organização e seu público interessado. (AMA - American Marketing Association - Nova definição de 2005).

Marketing é um processo social por meio do qual pessoas e grupos de pessoas obtêm aquilo de que necessitam e o que desejam com a criação, oferta e livre negociação de produtos e serviços de valor com outros (KOTLER e KELLER, 2006).

Marketing é a entrega de satisfação para o cliente em forma de benefício (KOTLER e ARMSTRONG, 1999).

Marketing são as actividades sistemáticas de uma organização humana voltadas à busca e realização de trocas para com o seu meio ambiente, visando benefícios específicos (RICHERS, 1986).

Marketing é o conjunto de operações que envolvem a vida do produto, desde a planificação da sua produção até o momento em que é adquirido pelo consumidor (Dicionário Michaelis).

Marketing é o conjunto de estratégias e acções que provêem o desenvolvimento, o lançamento e a sustentação de um produto ou serviço no mercado consumidor (Dicionário Novo Aurélio).

Marketing é o conjunto de operações executadas por uma empresa envolvendo a venda de um produto, desde a planificação da sua produção até o momento em que é adquirido pelo consumidor (Dicionário Melhoramentos).

Marketing se observada de forma pragmática, a palavra assume a sua tradução literal: Mercado. Pode-se, então, afirmar que Marketing é o estudo do mercado. É uma ferramenta administrativa que possibilita a observação de tendências e a criação de novas oportunidades de consumo visando a satisfação do cliente e respondendo aos objetivos financeiros e mercadológicos das empresas de produção ou prestação de serviços (FRAGA, Robson, 2006).

Na sua opinião qual é a definição mais correcta?

bibliografia usada wikipedia

1 comentários:

Este comentário foi removido por um administrador do blogue.