segunda-feira, 21 de abril de 2014

Na sua empresa existe formação interna?



Na sua empresa á quanto tempo não existe formação interna sobre os produtos e/ou serviços?

É com muito espanto que converso (pessoalmente e na web) com pessoas que trabalham em pequenas e grandes organizações e que me confidenciam que raramente e na maioria das vezes só têm formação interna sobre os produtos e/ou serviços na altura que são contratados, depois desta fase vão sendo informados apenas das novidades.

Muitos gestores de produto, não fazem reciclagens internas ás outras equipas, além de servir para fazer um refresh de conhecimentos, é uma excelente oportunidade para saber eventuais dificuldades do produto e/ou serviço em conquistar mercado, saber da “boca” de quem tem contacto directo com os consumidores, as eventuais falhas, o que está bem e o que está mal.

Será que os comerciais estão a passar a mensagem correcta sobre esse produto e/ou serviço aos consumidores? Não são e-mails esporádicos de feedback, uma conversa no coffe-breack ou no mensageiro que irá permitir corrigir eventuais falhas de formação/informação. Embora seja importante ter este feedback ao longo do tempo, é necessário juntar as equipas, dar formação interna, nem que seja um leve refresh, promover brainstormings sobre o que se pode melhorar.

Comece de imediato a fazer formações internas de forma regular, tenho a certeza de que nunca ouviu um colega de trabalho a se queixar de ter muita informação sobre os produtos e/ou serviços, correcto?

E, por favor, quando fizer formações internas, os departamentos que estão directamente envolvidos, têm de estar obrigatoriamente todos presentes, todos os elementos, mas, envie um e-mail a toda a empresa a informar das horas e o que irá ser feito nessa formação e incentive os outros departamentos a participar por livre vontade. Todos os colaboradores da empresa gostam de estar ao corrente do que se está a fazer, se as vendas estão a correr bem, qual o caminho que se está a seguir, etc., em suma, participar na vida da empresa.

Eu das melhores ideias comerciais que ouvi até hoje (e foi implementada com grande sucesso comercial), veio de um analista de sistemas (programador) e a principal razão é que esse meu colega dado as funções que desempenha, consegue fazer uma descentralização e colocar-se na “pele” do consumidor. Não venda como você gosta, venda como os potenciais clientes gostam (lição comercial básica, dada a muitos comerciais por um programador).

Se é já um procedimento habitual na sua empresa a formação interna, parabéns. Se não é, torne procedimento, todos os seus colegas irão gostar desta medida. Se você não tem “poder” para isso, dê a ideia ás suas chefias, não tenha receio.

Não se esqueça de comentar este artigo e até amanhã. Tenha um bom dia de trabalho e aproveite para se formar internamente.

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