quinta-feira, 4 de setembro de 2008

5 Maneiras fáceis de acabar despedido - Final


5. Eliminar as possibilidades de voltar, ao sair.
Muitos dos colaboradores tem o sonho de criticar o chefe ao deixar a empresa. Pense 10 vezes antes de dizer, seja o que for. Você lembra-se do boom da Internet dos anos 90? Muitos profissionais de TI saíram de empresas tradicionais com a ideia de facturar milhões em start-ups baseadas na Internet, que acabaram por fracassar. Quem saiu em bons termos com o seu antigo empregador teve mais hipóteses de ser recontratado, sem dúvida.


Portanto, quando sair de uma empresa, que seja da maneira mais amigável possível. Ao comunicar a sua saída aos seus colegas, se quiser e no máximo, referencie as vantagens do futuro emprego, nunca as desvantagens do actual. Aponte razões para estar grato por ter trabalhado ali, mas seja sincero, não invente coisas, que todos sabem á partida ser mentira. Se gostou de alguma coisa nesse trabalho, esta é a hora de o dizer.


Se você aprendeu alguma coisa com o seu chefe e com os seus colegas de trabalho, diga-lhes, sem hesitações. Mesmo que você tenha tido alguns problemas ou dificuldades com alguém, não aproveite este momento para dizer tudo o que lhe vem á cabeça, na maioria das vezes falamos inconscientemente, pois pensamos, agora já não necessito deste trabalho e destes colegas (grande erro). Sair em bons termos só o poderá ajudar se você reencontrar estas pessoas posteriormente. E com as “voltas que o Mundo dá” pode ser bem mais rápido do que aquilo que pensamos.


O suicídio profissional acontece com muita facilidade, de várias maneiras. Felizmente, tomando atitudes sensatas, você pode reduzir as chances de isso acontecer.



Espero pelo seu comentário e pela sua visita amanhã para um novo artigo, sobre um novo assunto, até lá, clique aqui em baixo e comente este artigo. Obrigado.

0 comentários: