sexta-feira, 29 de agosto de 2008

Relações e culturas em Marketing


Por vezes é possível observar que as pessoas não se adaptam ao modelo de cultura organizacional de uma empresa, existem conflitos entre os valores pessoais e os profissionais, o que acaba por não permitir que todo o potencial dos dois lados seja aplicado e assim reduzir o desenvolvimento de ambas as partes.


Um dos pontos mais comuns é a falta de estudo de ambas as partes em avaliar se a cultura da empresa é próxima à cultura da pessoa e vice-versa. As diferenças entre as culturas causam muitos conflitos, regem-se por princípios distintos e podem trazer dúvidas sobre o comportamento a ser adoptado em determinadas situações, algo muito comum e que todas as pessoas conhecem muito bem, porque num ambiente diferente do habitual é comum tentar adoptar um comportamento que se encaixe com o da maioria, mas que é extremamente difícil de o fazer e principalmente de o manter.


Também é possível constatar que numa empresa nova a cultura é mais facilmente absorvida, pois o número reduzido de colaboradores ajuda na compreensão dos valores adoptados pela organização.


Mas com o crescimento da organização e a contratação de novos colaboradores existe uma necessidade de trazer aos colaboradores, até mesmo aos que já estão na empresa á mais tempo, quais são os valores organizacionais, como se sabe, uma cultura deve estar presente em todas as pessoas que estão na organização, sem excepção ou diferenciação, seja de quem for.


A cultura organizacional deve ainda ir de encontro com a cultura da região onde a empresa está presente fisicamente, este factor “a cultura regional” irá influenciar o desenvolvimento da empresa, quando proceder a novas contratações de colaboradores, se a cultura da empresa não se encaixar na cultura “regional” onde está inserida, vai ser muito difícil encontrar colaboradores que consigam desenvolver uma carreira na sua empresa.


Para as empresas que prestam serviços ou vendam produtos para a região onde está inserida, irá acontecer o mesmo, principalmente com os consumidores. Ninguém vai querer ser servido por uma empresa com a qual não se identifica ou por uma empresa que apresenta uma cultura aos clientes, completamente diferente da sua. Os opostos não se atraem, ao contrário do que se costuma dizer.



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