sexta-feira, 8 de agosto de 2008

Públicos


Um público é um grupo que tem um actual ou potencial interesse ou impacto na capacidade de uma empresa atingir os seus objectivos. Podemos identificar sete diferentes tipos de público:


Financeiro

Estes influenciam a capacidade da empresa para obter fundos (incluem bancos, casas de investimento e stockholders).


Media

São os que contém notícias e opiniões de editorial (incluem jornais, revistas, estações de rádio e televisões).


Governamental

A empresa não se pode alhear dos desenvolvimentos que os governos efectuam a dadas matérias (por exemplo, alterações nas leis laborais).


Acções de cidadãos

As decisões de marketing de uma empresa podem vir a ser questionadas por organizações de consumidores, grupos ambientalistas, minorias e grupos de pressão.


Locais

Nesta categoria estão incluídos os vizinhos e organizações das comunidades onde as companhias estão inseridas. Atente-se, por exemplo, na postura que muitas empresas têm adoptado, promovendo encontros de atendimento, respondendo a questões e participando em causas da comunidade.


Geral

A companhia deverá estar atenta com as atitudes do público para com as suas actividades e produtos, pois, como se sabe, a imagem pública de uma companhia afecta as suas vendas.


Interno

Nesta categoria estão incluídos os seus trabalhadores, directores e voluntários. A sua importância é atestada, por exemplo, pelas políticas motivadoras que a empresa leva a cabo. Uma companhia tem a faculdade de poder direccionar os seus planos de marketing para estes públicos ou para os seus mercados de clientes.


0 comentários: