segunda-feira, 4 de agosto de 2008

Necessidades, desejos e procura em Marketing


Necessidades, desejos e procura (exigências).


Necessidades humanas são estados de privação. Incluem necessidades básicas como a alimentação, vestuário, segurança; necessidades sociais como a pertença e afecção e necessidades individuais como o conhecimento e capacidade de expressão. Quando uma necessidade não está satisfeita a pessoa fará uma de duas coisas:
Procurar um objecto que a satisfaça
Ou
Tentar reduzir a necessidade


Desejos são a forma que as necessidades assumem quando são influenciados pela cultura ou personalidade individual. Os desejos são visíveis na sociedade e concretizáveis em objectos capazes de satisfazer as necessidades. À medida que uma sociedade evolui, os desejos dos seus membros expandem-se.


No entanto é necessário ter em conta que os recursos que permitem a satisfação de necessidades são escassos, pelo que as pessoas têm que escolher os produtos que maior satisfação lhes traga para o seu nível monetário. Quando traduzidas numa habilidade para pagar, ou seja, poder de compra, os desejos tornam-se exigências (procura).


Dado os desejos e recursos das pessoas, estas procuram produtos que lhes concedam a maior satisfação possível.

bibliografia usada: Philip Kotler

0 comentários: