quinta-feira, 28 de agosto de 2008

Análise Estatística


De forma resumida:


Uma análise fiável de dados é essencial para qualquer organização. Analisando a informação, os decisores podem tomar decisões fundamentadas. Mas analisar os dados não é o único passo num processo analítico – para melhor suportar qualquer decisão temos que estar aptos a planear o projecto; a recolher os dados; a aceder-lhes e geri-los facilmente; a analisar os dados e finalmente, a partilhar os resultados obtidos. O processo analítico compõe-se por cada uma destas etapas.


Para executar uma análise completa, qualquer analista necessita de um conjunto de ferramentas integradas e que lhes facilitem o trabalho. Infelizmente, muitos analistas não dispõem de uma solução flexível que cubra todas as etapas do processo analítico.


Uma das formas que os analistas utilizam para dispor de uma solução completa de análise é a de juntar vários softwares especializados de diferentes fabricantes. O problema com esta solução é que o analista pode encontrar problemas de incompatibilidade e despender muito tempo em solucionar problemas e não em encontrar resultados.


Uma boa recomendação para os analistas é a utilização de uma solução analítica que seja expansível, através de módulos adicionais ou de programas de software para funções especializadas. Mas sempre integráveis e compatíveis.


0 comentários: