Canais de distribuição industriais:
O fabricante pode utilizar as suas forças de venda para vender directamente ao consumidor industrial; pode vender a distribuidores industriais, que por sua vez venderão aos consumidores industriais; pode vender através de representantes do fabricante ou vendedores da marca; ou pode utilizar esses representantes para vender através de distribuidores industriais.
Channel Behaviour
Um canal de distribuição consiste em empresas que se uniram e que dependem umas das outras para atingirem uma meta comum. Cada membro do canal de distribuição desempenha um papel e especializa-se na execução de uma ou mais funções. Por vezes, cooperar para atingir objectivos gerais do canal significa comprometer determinados objectivos individuais da empresa.
Channel conflict
Desacordo entre os membros do canal de marketing acerca dos objectivos a atingir e do papel que cada um terá de desempenhar.
Conflito horizontal – entre empresas que se encontram ao mesmo nível no canal
Conflito vertical – entre empresas de diferentes níveis do mesmo canal
Channel Organization
Canal de distribuição convencional
Canal que consiste em um ou mais produtores, grossistas, e retalhistas, independentes, em que cada um procura maximizar o seu lucro pessoal, mesmo pondo em causa os lucros do sistema
Sistema de marketing vertical (VMS)
Estrutura em que produtores, grossistas e retalhistas actuam
Sistema de Marketing Convencional e Vertical
Principais Tipos de Marketing Vertical:
Corporate VMS
Sistema de Marketing Vertical que combina estádios sucessivos de produção e distribuição sobre um único dono.
Contratual VMS
Sistema de Marketing Vertical em que empresas, independentes, em diferentes níveis de produção e distribuição se juntam através de contratos para obterem mais economias ou impacto de vendas do que as que conseguiriam atingir sozinhas.
Franchise
Associação contratual entre um fabricante, um grossista ou um uma organização (que presta serviços) e pessoas de negócios, independentes, que compram o direito de possuir e gerir uma ou mais unidades no sistema de franchise.
Retailer cooperatives
Sistemas de Marketing Vertical contratual em que retalhistas organizam um novo negócio conjunto de grossista ou possível produção.
Administered VMS
Sistema de Marketing Vertical que coordena estádios sucessivos de produção e distribuição, não através de propriedade comum ou ligações contratuais, mas através do tamanho ou poder de uma das partes.
Sistemas de Marketing Horizontal
Combinação em que duas ou mais empresas, num determinado nível, se juntam para seguir uma nova oportunidade de marketing.
Hybrid Marketing Channels
Distribuição multicanal, em que uma empresa utiliza dois ou mais canais de marketing para atingir um ou mais segmentos do consumidor.
Changing channel organization
Eliminação de intermediários, indo directamente ao encontro do comprador final ou, radicalmente, aparecimento de novos tipos de intermediários para substituir os tradicionais.