google.com, pub-0902262581423140, DIRECT, f08c47fec0942fa0 google.com, pub-0902262581423140, DIRECT, f08c47fec0942fa0 Serviços de suporte do produto - Parte V

Serviços de suporte do produto - Parte V

Como é que uma empresa deve responder a alterações nos preços?

A empresa tem de analisar as razões que levaram os concorrentes a mudar os preços, se é permanente ou temporário, se vai haver uma resposta das outras empresas, qual a reacção do consumidor… A empresa tem de dar uma resposta rápida às alterações nos preços e isto implica já ter planos para uma eventual subida ou descida dos preços.


Resposta possíveis a uma descida nos preços:

Reduzir o preço

Aumentar a qualidade e o preço

Manter o preço do produto e introduzir um novo produto com preços mais altos.

Criar uma marca adicional com preços baixos.


A empresa pode também definir uma estratégia que altera segundo as variações nos preços:

Variação nos preços -> Resposta da empresa

0.5% - 2% -> Diminuição temporária dos preços

2.1% - 4% -> “Liquidação dos preços”

Mais que 4% -> Reduzir o preço até ao preço do concorrente


Distribuição

Decisões acerca dos canais de marketing estão entre as mais importantes decisões a tomar. As decisões acerca dos canais de distribuição estão interligadas com todas as outras decisões de marketing. Muitas vezes, as empresas prestam pouca atenção aos seus canais de distribuição. Aqueles que vêm as suas funções simplesmente como a transportação física, armazenamento e distribuição de produtos acabados ao consumidor final não conseguem utilizar os canais de distribuição como uma aram competitiva. Pelo contrário, muitas empresas têm usado sistemas de distribuição imaginativos de forma a ganharem vantagens competitivas. Diversas vezes decisões sobre canais de distribuição envolvem compromissos de longo prazo com outras empresas. Muitos produtores utilizam intermediários para levar os seus produtos até ao mercado. Procuram, assim, criar um canal de distribuição, isto é, um conjunto de organizações interdependentes, envolvidas no processo de tornar disponível um produto ou serviço para consumo.


Porquê a utilização de intermediários?

Maior eficiência a tornar os bens disponíveis para os mercados alvos, devido aos seus contactos, experiência, especialização, escala de operação. Conseguem, normalmente, oferecer mais do que a empresa conseguiria alcançar.


Funções dos canais de distribuição

Os membros dos canais de marketing desempenham muitas funções. Uns ajudam a completar as transacções, nomeadamente através:

Informação

Promoção

Contacto

Matching

Negociação


Outros ajudam a preencher as transacções completas:

Distribuição física (transporte e armazenamento dos bens)

Financiando

Assumindo os riscos inerentes


Channel level – tipo de intermediário que desempenha um determinado trabalho para trazer o produto e o seu produtor mais perto do comprador final.


Direct-marketing channel – canal de marketing sem qualquer nível de intermediário. Consiste numa venda directa do fabricante aos consumidores. (Consumer and business marketing channels).

Channel 1 – Direct-marketing channel – Venda directa. Ex.: Marks & Spencer

Channel 2, 3 e 4 – Indirect-marketing channels

Channel 2 – Contém apenas um intermediário, normalmente um retalhista. Ex.: mercado das televisões, mobiliário, etc.

Channel 3 – Dois níveis de intermediários: grossista e retalhista. Ex.: fabricante de comida, medicamentos, hardware, etc.

Channel 4 – Três níveis de intermediários. Ex.: indústria de comida enlatada.



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