quinta-feira, 10 de julho de 2008

Serviços de suporte do produto - Parte III

Price-Adjustment Strategies

Muitas empresas praticam preços diferentes para diferentes tipos de consumidores.


Discount and Allowance Pricing

Muitas empresas fazem descontos de preço a clientes que paguem antecipadamente, que compram grandes quantidades, ou que compram fora da época alta. Além dos descontos, é possível fazer trade-in allowance que consiste em reduzir o preço de venda quando o consumidor devolve um produto já usado.


Segmented Pricing

Consiste em definir preços diferentes para segmentos de mercado diferentes. Segmented Pricing pode adoptar várias formas:


Costumer Segmented Pricing - Pessoas diferentes pagam preços diferentes para exactamente o mesmo produto/serviço. Ex: Nos museus há preços para crianças, adultos e idosos.


Product-Form Pricing

Consiste em vender versões diferentes do mesmo produto a preços diferentes, independentemente do custo de produção. Note-se que a qualidade dos produtos é diferente. Ex.: Leitores de DVD. Modelos superiores têm preços superiores.


Location Pricing

Produtos iguais em sítios diferentes são vendidos a preços diferentes, mesmo que os custos de distribuição sejam iguais. Ex.: O preço dos bilhetes de teatro é diferente para os lugares de trás e para os lugares da frente.


Time Pricing

Preços variam com a época, com o dia ou até com a hora, dependendo das necessidades dos consumidores. Ex.: Chamadas de telefone mais baratas à noite.


Psychological Pricing

As pessoas associam os preços à qualidade. Deste modo, é frequente que os produtos caros sejam associados a mais qualidade do que realmente têm.

Esta situação torna-se mais relevante em produtos de que há pouca informação, por exemplo as bebidas alcoólicas. Além disso, as pessoas têm preços referência para os vários tipos de produto. Deste modo, uma empresa pode igualar o preço do seu produto ao de outros, para que seja visto pelos consumidores como um produto da classe desses. Outro ponto referente ao efeito psicológico dos preços é usar preços como €999, em vez de €1000, pois as pessoas associam o €999 à classe dos €900. Por outro lado, o €1000 sugere qualidade, enquanto que o €999 sugere regateio.


Promotional Pricing

Definir, temporariamente, o preço abaixo do preço justo, e às vezes até abaixo dos custos. Esta situação pode ter vários objectivos, por exemplo:

Reduzir o preço de alguns produtos para atrair pessoas à loja. Ex: Supermercados

Reduzir o preço fora da época alta para atrair de novo as pessoas. Ex: Saldos após Natal


Value Pricing

Consiste em determinar o preço de acordo com as condições económicas dos consumidores. As empresas procuram cada vez mais oferecer produtos com boa qualidade a preços baixos. Em muitos casos, isto envolve a introdução de produtos semelhantes mas mais baratos (ex: menus do McDonald’s) ou então redesenhar marcas existentes de modo a oferecer mais qualidade a um determinado preço ou a mesma qualidade a um preço mais baixo.


Geographical Pricing

As empresas que actuam a nível internacional têm de decidir qual o preço a cobrar nas diferentes áreas geográficas em que operam (cidades, países) preço de acordo com a localização geográfica dos consumidores. Deverá uma empresa correr o risco de perder os consumidores que se encontram maias distantes porque aplicam um preço maior? Ou deverá a empresa aplicar o mesmo preço para todos os consumidores, não tendo em conta a localidade?


Não perca amanhã - Estratégias existentes para a definição do preço.



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