SEO - Search Engine Optimization têm como finalidade que os sites obtenham notoriedade, alcançando um bom posicionamento nos resulatdos de pesquisa dos motores de busca (Google, MSN, Yahoo, Sapo, etc…). Se o site da sua empresa não tiver visitantes então todo o investimento na sua execução, foi desperdiçado e não atingirá o retorno do investimento. Uma das técnicas de maior êxito para obter a visibilidade e para levar visitas ao seu site, é o posicionamento nos motores de busca.
Análise e escolha de keywords
Definir as palavras que melhor descrevem e classificam o conteúdo do seu site.
A análise e selecção das keywords correctas é um trabalho primordial.
Na escolha das keywords adequadas deverá ter em conta o seguinte:
Definição de uma lista de termos relacionados.
Testar a lista de keywords(que normalmente não são aquelas que parecem mais óbvias).
Identificar a concorrência.
Depois das keywords:
Meta-tags html e a descrição para incluir em todas as páginas.
Actualização dos conteúdos (diariamente, preferencialmente).
Novas páginas no seu site
Campanhas de pay-per-click (adwords do google, anúncios do sapo, iol, etc… ).
Optimização de conteúdos
Dar a máxima importância a – qualidade, interesse e regularidade da actualização.
Optimização nos motores de busca
Falhas a evitar:
Nunca tenha uma entrada no site que é apenas numa animação flash sem qualquer conteúdo relevante, as chamadas (splash-pages).
Utilizar correctamente as tags html, nomeadamente as tags title, keywords, etc…
Não construir sites 100% em Flash, os motores de busca não reconhecem o conteúdo.
Conteúdo irrelevante e mal construído.
Fazer do site um sitio de fácil leitura (não colocar por exemplo, fundo preto com texto em roxo e com links em amarelo).
A fazer de imediato:
Registar o site no máximo de directórios e motores de busca possíveis e colocar o máximo de links em sites de maior visibilidade a linkar para o seu.
Dica:
Inclua o endereço (url) do seu site em todas as contas de correio, existentes na empresa.