google.com, pub-0902262581423140, DIRECT, f08c47fec0942fa0 google.com, pub-0902262581423140, DIRECT, f08c47fec0942fa0 Glossário de Estratégia e Marketing - Parte XII

Glossário de Estratégia e Marketing - Parte XII


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Segmentação
Processo de identificação de grupos homogéneos de consumidores. Os mercados podem ser segmentados de muitas formas dependendo dos objectivos e da abordagem pretendida. Os segmentos de consumidores têm por base características demográficas, geográficas, “psicográficas” e de utilização do produto. Um segmento de mercado tem de respeitar determinados parâmetros para que possa justificar um esforço de marketing; dimensão suficiente, não apenas em número, mas também em potencial de vendas, acessibilidade e visibilidade presente e futura.

Segmento de Mercado
Grupo de consumidores, com características semelhantes, que pode ser satisfeito por uma proposta única de marketing-mix. É um subconjunto homogéneo de um mercado global, isto é, é uma parte de um determinado mercado.

Share of Voice
Proporção correspondente ao investimento de uma determinada empresa na publicidade de um produto ou serviço, em relação ao total dos investimentos realizados por todas as empresas do mesmo sector.

Sistema de Informação de Marketing
A recolha e o armazenamento regular de dados internos e externos, para que seja fácil o acesso para o planeamento e avaliação de marketing, por exemplo, analisando tendências do mercado e seguindo o progresso dos produtos da empresa.

SWOT
A Análise SWOT é uma ferramenta de gestão muito utilizada por empresa como parte do planeamento estratégico dos negócios. O termo SWOT vem do inglês e representa as iniciais das palavras Strenghts (forças), Weaknesses (fraquezas), Opportunities (oportunidades) e Threas (ameaças). A ideia central da análise SWOT é avaliar os pontos fortes, os pontos fracos, as oportunidades e as ameaças da organização e do mercado onde ela actua. (leia na quinta-feira, como se faz esta análise).

Tipologia de ANSOFF
É um modelo, de desenvolvimento estratégico da matriz de produtos/mercados, que assenta em quatro estratégias tipo: penetração de mercado – a empresa continua a servir os mesmos clientes com os mesmos produtos, mas tenta vender em maior quantidade; extensão do produto – a empresa introduz novos produtos para os mesmos segmentos de mercado; extensão de mercado – a empresa procura servir novos segmentos de mercado com os mesmos produtos; diversificação – a empresa introduz novos produtos em novos segmentos de mercado.

Trade marketing
A mais importante característica do Trade Marketing é a criação de um relacionamento entre fornecedor e cliente, que vai além da negociação. A prioridade da área não é as questões comerciais e sim o planeamento estratégico a médio e longo prazo.

ARTIGO COMPLETO
Parte 1
Parte 2
Parte 3
Parte 4
Parte 5
Parte 6
Parte 7
Parte 8
Parte 9
Parte 10
Parte 11
Parte 12
Parte Final

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