domingo, 13 de julho de 2008

Glossário de Estratégia e Marketing - Parte XI


termos marketing portugues
Promoções Pull
Promoção junto do cliente de forma a que ele ‘puxe’ o produto para si. A promoção pode ser feita ao consumidor para escoar stock ao retalhista, ou ao retalhista para escoar stock ao armazenista.

Promoções Push
Consiste em empurrar o produto para o intermediário seguinte, com o objectivo de escoar stocks.

PRM (Partner Relationship Management)
Metodologia e ferramentas que uma corporação emprega para auxiliar na gestão do relacionamento de interesses mútuos com outras empresas, como co-propriedade de marcas, produtos e patentes, parceria OEM, revenda ou distribuição e co-patrocínio. PRM tem muito em comum com o CRM e, como este, pode utilizar tecnologia de informação para manter e acompanhar esse tipo de relacionamento.

Publicidade
Um canal de comunicação controlável entre aqueles que fornecem bens e serviços e os seus clientes e utilizadores. Na terminologia de marketing está confinada especificamente a meios de comunicação social regulares, como sejam os jornais, revistas, televisão, rádio, posters, correio directo. A terminologia governamental e jurídica pode incluir qualquer forma de comunicação de marketing, como sejam folhetos, catálogos e embalagens.

Quota de Mercado
É uma medida do sucesso do marketing da empresa: é calculada através da divisão das suas vendas em relação às vendas totais de um dado mercado e expressas em percentagem. É encarado como um indicador de posição competitiva.

Quota de Mercado Relativa
A quota de mercado relativa compara as vendas da empresa com as dos seus concorrentes (vendas da empresa não incluídas). Assim, se uma empresa tiver 30% de quota de mercado, o somatório dos seus concorrentes perfaz 70%, a empresa tem uma quota de mercado relativa de 43% (30%/70%). Na matriz BCG é utilizada a quota de mercado relativa ao líder, em que o cálculo é feito relativamente à empresa mais importante. A quota de mercado do concorrente principal é obtida dividindo a sua quota de mercado absoluta pela quota do seu concorrente mais próximo (ex. 30%/20%=1,5); a quota de mercado dos seguintes é calculada dividindo a sua quota absoluta pela quota do concorrente principal (ex. 20%/30%=0,67).

Relações Públicas
Actividade utilizada num mercado para criar climas de opinião ou para influenciar as compras por meios indirectos, por exemplo através de líderes de opinião, ou dos meios de comunicação social. As técnicas de Relações Públicas são também utilizadas numa série de contextos que não têm a ver com o marketing.

Reposicionamento
Tentativa para fazer com que um produto se torne atraente para um segmento diferente de mercado, especialmente se se tratar de um produto que se revelou não ser rentável como se esperava. O reposicionamento implica, geralmente, a alteração de algumas das características do produto, da sua embalagem ou do seu preço.
ARTIGO COMPLETO
Parte 1
Parte 2
Parte 3
Parte 4
Parte 5
Parte 6
Parte 7
Parte 8
Parte 9
Parte 10
Parte 11
Parte 12

Parte Final

0 comentários: