sábado, 12 de julho de 2008

Glossário de Estratégia e Marketing - Parte X


termos marketing portugues
Política de Preços
Enquanto variável do marketing-mix, o preço necessita de ser contextualizado com as restantes variáveis ao serviço de uma estratégia comercial integrada e coerente, sinalizando para os consumidores e intermediários o papel e o peso que aquela lhe estabelece. É no preço que se concretiza o último patamar da cadeia de valor da empresa e, consequentemente, da rentabilidade e retorno dos capitais investidos. O preço tem de ser colocado num nível que garanta, de uma forma sustentada e duradoura, a obtenção dos níveis de rentabilidade adequados ao sucesso da empresa o que corresponde a uma efectiva precisão dos custos e à remuneração do capital.

Ponto de venda (PDV)
Qualquer local onde se expõem e comercializam produtos ou serviços a consumidores finais, podendo ser identificados a classificados segundo determinados critérios, nomeadamente: pela dimensão da superfície, pelo ramo de actividade (alimentares e não alimentares), pelo sistema de venda (assistida, personalizada ou livre-serviço), tipo de cliente (retalhista ou grossista), pelo sortido (especialista ou generalista), pela filosofia de exploração (desconto, proximidade ou conveniência e especializado ou ultra-especializado), pela natureza jurídica (cooperativas ou sociedades comerciais) ou segundo a designação da actividade (livrarias, ourivesarias, supermercados, etc.).

Portfólio de Produtos
O portfólio de uma empresa diz respeito tanto aos seus produtos actuais como potenciais. Em relação aos produtos actuais a empresa terá de decidir que importância deverá atribuir a cada um deles em termos financeiros, materiais e humanos. No que respeita aos produtos potenciais a empresa deverá fazer uma escolha e fixar a importância dos recursos que lhes deverão ser atribuídos.

Posicionamento
Uma declaração acordada de como um produto se adequa melhor a um determinado cliente alvo e necessidade, diferenciando-se a si próprio da sua concorrência. Isto será idealmente, único e toda a actividade de marketing deve reforçar o posicionamento do produto no mercado.

Pricing
Processo de atribuição do preço de um bem ou serviço. Uma análise cuidada da estrutura de custos pode ser utilizada para definição do seu limite inferir. Resta então tomar uma decisão quanto à margem de lucro a praticar. Até um certo ponto, esta será determinada pela actuação da concorrência. Mas resta ainda considerar os custos de distribuição dependentes dos canais escolhidos, o posicionamento pretendido e eventual aproveitamento de economias de escala que podem resultar de um aumento do volume de vendas, que pode ser comprometido se os preços atingirem níveis muito elevados, que os consumidores considerem proibitivo.

Procura
A procura de bens e serviços para os quais o dinheiro está disponível, com o objectivo de o transformar em verdadeiras compras.

Procura Derivada
Conceito de marketing com origem na economia. Os fornecedores de bens industriais não vendem directamente aos consumidores, mas a intermediários. A procura de bens industriais deriva da procura de bens de consumo que determinam a procura de bens intermédios, necessários ao fabrico de bens de consumo.

Promoção de Vendas
As promoções de vendas são acontecimentos de marketing focalizados na acção cujo propósito é produzir um impacte directo no comportamento dos consumidores. É uma actividade concebida para aumentar as vendas de um produto ou serviço. As promoções de vendas incluem várias técnicas: campanhas publicitárias, actividades de relações públicas, distribuição de amostras grátis, ofertas de brindes gratuitos, oferta de produto grátis, concursos, coleccionismo, folhetos publicitários, topos de gôndola e ilhas, vales de desconto e cupões, demonstrações ou exibições feitas por promotoras no ponto de venda, reduções temporárias do preço, mailing para casa e Internet.

ARTIGO COMPLETO
Parte 1
Parte 2
Parte 3
Parte 4
Parte 5
Parte 6
Parte 7
Parte 8
Parte 9
Parte 10
Parte 11
Parte 12
Parte Final


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