terça-feira, 8 de julho de 2008

Entrevista a Tony Manco - Projecto Open Mania

Mktvendas - Como podemos apresentar o projecto Open Mania?

Open-ManiaO Open Mania é um site dedicado a partilhar e dar conhecimento das novidades do mundo do open source. Fala-se de uma grande variedade de temas como por exemplo software, notícias, telemóveis, sistemas operativos, jogos, etc. … O objectivo principal é mostrar aos leitores e aos visitantes que existe alternativas gratuitas e open source que por vezes superam a qualidade dos produtos proprietários.


Mktvendas – O que levou a iniciar este projecto?

Open-Mania – Bem, isto tudo começou nas aulas, em que estávamos a dar algumas noções básicas de GNU/Linux e a distribuição que usamos foi o Alinex. O meu professor dizia que superava quase sempre o Windows em performance, segurança, etc… Desde daí comecei a inventar e a primeira distribuição que instalei foi o Ubuntu 7.04 e gostei, foi assim como me tornei fanático por tudo o que fosse open source, comecei a ler notícias e a ler tutoriais de modo a ficar com mais conhecimento, e foi a partir daí que decidi criar o Open Mania de modo a transmitir o meu conhecimento e a dar a conhecer o fantástico mundo do open source a todos.


Mktvendas – Os resultados que foram obtidos até hoje, são os esperados?

Open-Mania – Sim, mas como sempre quanto maior for o crescimento no menor tempo possível, melhor, mas os resultados até hoje foram bons.


Mktvendas – O open-source está a ter muita aceitação a nível particular, acha que as empresas irão seguir esta tendência?

Open-Mania – Penso que mais tarde ou mais cedo muitas empresas não conseguirão suportar os custos das licenças proprietárias e algumas irão ceder e usar um sistema operativo ou software open source. Muitas empresas já fazem isto hoje em dia quando necessitam de fiabilidade, segurança e performance, se não me engano até a própria Microsoft usou Debian num site qualquer deles.

(http://profs.if.uff.br/tjpp/blog/entradas/microsoft-preocupada-com-seguranca-roda-debian)


Mktvendas – As grandes companhias tecnológicas continuam muito reservadas sobre esta tema, irão se adaptar, ou existirá sempre espaço para ambas as soluções?

Open-Mania – Penso que irá existir sempre espaço para ambas as soluções open source e proprietárias. Na minha opinião penso que uma solução completa a outra.


Mktvendas – Como analisa o sucesso do novo firefox? Será que o IE irá ser relegado para o browser secundário?

Open-Mania – O crescimento do Firefox desde que o comecei a usar está a ser positivo, comecei a usar à alguns 3 anos atrás por vários motivos. Penso que mais tarde ou mais cedo o IE irá ficar como um browser secundário porque ele é o único browser que está menos adaptado ao mundo da Internet de hoje em dia.


Mktvendas – Planos para a curto prazo

Open-Mania – Não tenho qualquer plano para já.


Mktvendas – Como vê o marketing actualmente?

Open-Mania – Isto não é um assunto que eu domine bem, mas posso dizer que, o marketing como tem a grande capacidade de estudar o mercado, entre outras coisas, penso que o marketing deve ser aplicado também a software open source assim de modo a dar a conheçer a toda gente o software grátis, isto hoje aplica-se, mas ainda é muito pouco, especialmente em Portugal, penso que Portugal com esta época de crise devia usar e divulgar mais o software livre, assim de certeza poupavam uns bons trocos.


Mktvendas – Como podemos consultar as novidades do open-source?

Open-Mania – Podem consultar novidades relacionadas com o mundo do open source em Open Mania e para se manter actualizado pode subscrever à newsletter ou então à rss feed .


Mktvendas – Obrigado e muitos sucessos.


Para visitar o projecto Open-mania - http://open-mania.com

2 comentários:

Boa entrevista...

Felecidades para o blog!

Parabéns pela iniciativa de manter este eficiene blog no ar. Pese ainda o fato de reconher a potencialidade e a necessidade de ambos os sistemas (GPL e Proprietário)irmãos, de forma que o primeiro não existiria sem o segundo. Abraço fraternal.