terça-feira, 22 de julho de 2008

Entrevista á Syrian - Sistemas de Informação, Lda.




Constituída em Fevereiro de 2002, a Syrian - Sistemas de Informação, Lda. é uma empresa que se dedica ao desenvolvimento e comercialização de bases de dados temáticas e programas para gestão de informação. Em 2007 lançou aquele que é actualmente o seu principal projecto: A Loja do Software – Um site onde se apresentam bases de dados para marketing e software para gestão de dados, em português!


Mktvendas – O que levou a iniciar este projecto?

Resp – A Loja do Software é o resultado de 5 anos de trabalho anterior. Durante muito tempo, desenvolvemos essencialmente software à medida e chegámos à conclusão de que a maior parte das empresas partilha do mesmo problema: Falta de programas em português adaptados verdadeiramente às suas necessidades. E como programas para gestão de dados necessitam de dados para gerir, editamos também algumas bases de dados empresariais, que possibilitam às empresas encontrar facilmente novos clientes, fornecedores ou parceiros em Portugal ou no estrangeiro.


Mktvendas – As bases de dados são imprescindíveis a qualquer empresa, no entanto, muitas empresas continuam a não trabalhar esta área, é da opinião que as empresas que quiserem ser competitivas, necessitam ter uma boa base de dados? Porquê?

Resp – Hoje em dia, em qualquer empresa moderna, a informação é a principal mais-valia. E, em termos de publicidade, podemos dizer que as empresas têm duas grandes opções: 1 – Podem publicar anúncios nos media e ficar à espera que os seus potenciais clientes vejam os anúncios e as contactem; 2 – Ou podem ter uma base de dados com os seus potenciais clientes e serem elas próprias a efectuar os contactos de uma forma directa. Sem dúvida que a 2ª opção, embora menos utilizada, é muito mais eficaz.


Mktvendas – Como pode a Syrian ajudar as empresas que recorram aos vossos serviços?

Resp – Normalmente tentamos sempre ajudar os nossos clientes a tirar proveito do que nos adquirem (Explicando como funciona, dando algumas dicas, referindo casos de sucesso de outros clientes anteriores, etc.). Por exemplo, no caso das bases de dados, é importante para nós que os nossos clientes tenham sucesso com as campanhas que realizarem, pois isso significa que provavelmente irão querer adquirir actualizações aos dados no futuro.


Mktvendas – As empresas portuguesas são consideradas de uma forma global, pouco competitivas, é desta opinião? O que não permite que tenhamos a competitividade desejada?

Resp – De uma forma geral, concordo. Julgo que o principal problema resida no peso que o Estado tem na economia do país, nomeadamente devido à elevada carga fiscal que as empresas têm de suportar. O dinheiro que acaba por ir para os impostos é dinheiro que não pode ser aplicado em investigação, desenvolvimento, formação, modernização, etc., limitando dessa forma a margem de manobra das empresas e, consequentemente, a sua competitividade.


Mktvendas – Qual a sua opinião sobre o que se faz actualmente a nível empresarial em Portugal, será que as empresas já olham para o marketing como ferramenta imprescindível para o sucesso?

Resp – Acho que o marketing ainda não é visto por cá como uma ferramenta imprescindível, mas também me parece que esta é uma situação que tem vindo a evoluir favoravelmente ao longo dos últimos anos. Nas empresas grandes o marketing parece-me estar hoje bem implementado, nas PME’s é que se nota ainda um longo caminho a percorrer, principalmente por as empresas não apostarem ainda claramente neste tipo de recursos humanos. Julgo que os resultados positivos de uns, será a alavanca que irá fazer com que os outros invistam também nesta área.


Mktvendas – O que podemos esperar da Syrian, para o futuro?

Resp – Neste momento, o nosso principal objectivo passa por desenvolvermos novas bases de dados empresariais (Estamos neste momento a terminar uma base de dados de empresas espanholas e outra de empresas francesas, por exemplo) e programas diversos para gestão de informação (Os próximos lançamentos serão: “GesModelos” – Programa para gestão de agências de modelos e “GesComissões” – Programa para gestão de comissões a serem pagas à força de vendas). Outras novidades se seguirão.


Mktvendas – Como podemos consultar as novidades da vossa empresa?

Resp – Qualquer pessoa pode manter-se a par de tudo aquilo que vamos fazendo através da nossa newsletter. A “Syrian News” é editada uma vez por mês e pode ser subscrita gratuitamente através do endereço: http://www.syrian.pt/newsletter.php


Mktvendas – Obrigado Syrian e os maiores sucessos.


Nota: Para saber mais sobre os projectos da Syrian, consulte: http://www.syrian.pt/; http://www.lojadosoftware.pt/; http://www.sitesmaisuteis.pt/




0 comentários: