quinta-feira, 17 de julho de 2008

Como fazer uma análise SWOT - Parte I


Como fazer a análise swot? 
A análise é dividida em duas partes: o Ambiente Externo à empresa (oportunidades e ameaças) e o Ambiente Interno à organização (pontos fortes e pontos fracos). Esta divisão é necessária porque a empresa tem que agir de formas diferentes conforme os casos. O Ambiente Externo está totalmente fora do controle da organização. Isso não significa que não seja útil o conhecer. Apesar de não se conseguir controlar, pode-se e deve-se monitorizar e procurar aproveitar as oportunidades da maneira mais ágil e eficiente e evitar as ameaças enquanto for possível. A avaliação do ambiente externo costuma ser dividida em duas partes:


Factores Macro-ambientais – Entre os quais podemos citar questões demográficas, económicas, tecnológicas, políticas, legais, etc...
Factores Micro-ambientais – Entre os quais podemos citar os beneficiários, as suas famílias, as organizações congéneres, os principais parceiros, os potenciais parceiros, etc...


Uma organização que perceba que o ambiente externo muda constantemente e tenha agilidade para se adaptar a esta mudança, aproveitará melhor as oportunidades e sofrerá menos as consequências das ameaças. Por isso, a análise do ambiente externo é tão importante. Já o ambiente interno pode ser controlado pelos directores da empresa, já que ele é o resultado de estratégias de actuação definidas. Desta forma, quando os mesmos detectam um ponto forte nas suas análises, devem o destacar; quando encontram um ponto fraco, devem agir para o controlar ou pelo menos, minimizar o seu efeito.


Uma coisa é perceber que o ambiente externo está a mudar, outra, é ter competência para adaptar-se a estas mudanças (aproveitando as oportunidades e/ou enfrentando as ameaças). Da mesma maneira que ocorre em relação ao ambiente externo, o ambiente interno deve ser monitorizado permanentemente. 


Em primeiro lugar é importante fazer uma relação de quais são as variáveis que devem ser monitorizadas, por exemplo:
Capacidade de atendimento, oferta dos serviços prestados, satisfação do target com o atendimento, dedicação dos colaboradores, flexibilidade da organização, whatever...
A análise SWOT deve ser realizada de maneira formal uma vez por ano, mas as informações mais importantes devem ser monitorizadas constantemente.


1 comentários:

Ora, aqui está uma informação que me vai dar jeito.