“…Para poder fidelizar é preciso atribuir um valor ao cliente…”
Prof. Cosimo Chiesa
Mas o que é o Marketing Relacional?
O Marketing Relacional é o conjunto de todas as actividades dirigidas aos clientes com o objectivo de fidelizar e rentabilizar. A primeira diferença é que o marketing relacional não é de conquista, são soluções dirigidas exclusivamente para os clientes.
Porque razão se deve atribuir valores aos clientes?
É importante definir o valor do cliente e fomentar nos recursos humanos a cultura de valor de cliente, porque não existem clientes pequenos. Existem simplesmente clientes. Um cliente pode ser pequeno, médio ou grande, mas um cliente pequeno que consuma muito pode converter-se numa conta muito grande.
Como se pode atribuir os valores?
Todos os produtos/serviços que a sua empresa fornece, terão de ter uma pontuação atribuída, e são automaticamente inseridos na ficha da Intranet (ou numa ferramenta onde tenha o historial dos seus clientes, até irá servir de base para no futuro trabalhar o Data Mining).
Mas…Será que compensa fidelizar todos os clientes?
É importante prestar um serviço de excelência a todos os clientes. Um loyalty program pode ser caro se quiser incluir todos os clientes. Se existe um orçamento limitado, deve-se tentar rentabilizar cada vez mais esse orçamento.
Assim, deve dirigir-se aos segmentos de clientes sobre os quais pode fazer uma campanha significativa.
Porém, não significa que se esqueça dos restantes clientes, pois tem de lhes prestar um serviço de qualidade – como um atendimento personalizado –, mas não pode dar a todos uma caneta Montblanc, senão vai à falência.
Não se esqueça de deixar o seu comentário a este artigo…